Paralimpíadas começaram! 5 curtas metragens sobre pessoas com deficiência que todo mundo deveria ver

Então ontem foi a cerimônia de abertura das Paralimpíadas e oficialmente os jogos foram iniciados. O que você sabe sobre pessoas com deficiência? Já parou pra pensar que além de ter pouca representação na mídia, como em produção audiovisual, tais como filmes, novelas e séries, ainda há muitas falhas de inclusão? Ainda há muito estigma, preconceito, falta de informação sobre o assunto, como praticar a inclusão e também a empatia (que é diferente de sentir pena). Que tal praticarmos um pouco de empatia e se colocar no lugar dessas pessoas e entender a beleza que existe em ser exatamente quem elas são e como são. Aqui vão algumas indicações de curtas metragens sobre pessoas com deficiência, sob suas perspectivas e que simplesmente não tem nada de errado em ser diferente.

1. Out of Sight

Out of Sight (Longe ou Fora de Vista) é um curta de animação produzido por Ya-ting Yu, Yeh Ya-hsuan e Chung Ling, estudantes da Universidade de Artes de Taiwan. O curta é a história da aventura de uma menina cega após seu cão guia fugir e ter que enfrentar um caminho desconhecido. O traço é lindo, delicado assim como sua personagem e a forma como é contada a história: totalmente pela perspectiva da protagonista, com um toque de sutileza e grande sensibilidade. É curtinho e tem menos de 6 minutos, tem poucas falas e é fácil de se envolver, com certeza vale a pena parar pra assistir.

2. Tamara

Tamara, dirigido por Jason Marino e Craig Kitzmann, é outro curta de animação, porém trata sobre um assunto diferente, praticando a mesma sensibilidade com a personagem, com uma sutileza um pouco mais forte, pois não há nada explícito sobre a personagem desde o início do curta. É ao longo do filme que entendemos, compreendemos e admiramos melhor a história e sua personagem. Não é um filme triste, de forma alguma, embora possa emocionar, é sobre os sonhos de uma garotinha, seu encantamento e sua forma de ver e viver, tratados com tanto cuidado e o que torna esse curta tão incrível.

3. Cuerdas

Cuerdas (Cordas) é um filme espanhol, de Pedro Solís, que teve como inspiração sua própria filha, Alejandra, e o laço forte que possui com seu irmão, Nicolás, que sofre de paralisia cerebral. Apesar do curta completo não estar disponível gratuitamente, apenas pelo trailer é possível apreciar a forma como é narrada o estranhamento no início e a construção de uma grande amizade. O filme ainda, mesmo que seja apenas pelo trailer, é de extrema importância e serve como reflexão em relação à prática da inclusão, especialmente para crianças em escolas. E caso tenha interesse, aqui você encontra o curta metragem completo. De qualquer forma, vale uma conferida e levanta uma atenção importante sobre um assunto pouco discutido.

4. Dear Future Mom

(No vídeo tem legendas de vários idiomas, vá em Configurações > Legendas/CC > Mude de Desativado para Português ou o idioma de sua escolha).

Dear Future Mom (Querida Futura Mãe) é na verdade um vídeo que serve como campanha para visibilidade e conscientização e o estigma que há, principalmente quando na gravidez, a família descobre que seu bebê possui Síndrome de Down. No dia mundial da Síndrome de Down, que ocorre 21 de março, a associação italiana CoorDown preparou um depoimento de 15 pessoas da sua perspectiva com uma mensagem bonita, positiva, acolhedora e ao mesmo tempo  conscientiza o espectador sobre o tema. É explicativo e demonstra como o preconceito, o julgamento, se dá muitas vezes pela falta de informação e é uma grande forma de empoderamento para as pessoas presentes no vídeo e as iguais à elas. Um vídeo maravilhoso, emocionante, verdadeiro e que todo mundo deveria ver.

5. Don’t Look Down on Me

(Este é o vídeo original, possui legendas apenas em inglês, você pode assistir legendado em português clicando aqui).

Don’t Look Down on Me (Não Olhe de Cima) é curta documentário produzido, dirigido e editado por Jonathan Novick, sobre suas próprias experiências e as dificuldades que sofre por ser uma pessoa anã. Ele decidiu que após inúmeras tentativas de explicar e falar sobre o assunto, para informar as pessoas e discutir sobre a inclusão, iria mostrar, com cenas gravadas do seu próprio dia a dia, como as pessoas à sua volta reagem à sua aparência. Tudo isso aliado à narração em primeira pessoa em todo o filme, nos mostra como é sua vivência, o tratamento que recebe e Jonathan ao fim do vídeo ainda reforça:

“Pedirei, para a próxima vez que você vir alguém, diferente de você, pense como o dia dela está sendo. Pense em todos os eventos que estão acontecendo. Pense no dia delas, e em qual parte do dia delas você quer estar.”

Lembrando que os jogos paralímpicos estão sendo transmitidos pela TV Brasil e pelo Sport TV 2, há ingressos de jogos que estão custando 10 reais. As Paralimpíadas, assim como as pessoas com deficiência, ainda são muito invisibilizadas e precisam do nosso apoio. O Brasil tem um grande número de atletas paralímpicos e um histórico incrível de medalhas; se você tem oportunidade de ir à algum dos jogos, acompanhar os jogos pela tv, vá, assista, vamos apoiar e torcer pelos nossos atletas. Vamos praticar a empatia, a inclusão e celebrar a diversidade que existe no ser humano. Aqui vai um link para saber mais sobre as modalidades e se informar melhor sobre os jogos.

No mais, obrigada por ter lido até aqui, espero que também tenha assistido e alguma coisa boa e empatia tenha despertado em você.

Lari
meus textos | twitter | goodreads | filmow
Designer gráfica, artista visual, ilustradora e aspirante a quadrinista. Faz dancinhas aleatórias pra tudo. Canta músicas icônicas da MPB para seus personagens preferidos como declaração de amor. Grita como forma de expressão.
Anúncios

Um comentário sobre “Paralimpíadas começaram! 5 curtas metragens sobre pessoas com deficiência que todo mundo deveria ver

  1. Pingback: O poder dos curtas e representatividade em animação com Os Herois de Sanjay | Pavê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s