Pavê Mix: Aliens & Extraterrestres

Este post veio em paz para trazer algumas recomendações para você nessa bela tarde de sexta-feira.

x-files

Sou uma pessoa que tem um gosto meio duvidoso, confesso, e há alguns elementos que facilmente me convencem a investir tempo em uma história. Entre eles: cowboys, aliens, sereias, histórias de trem, crimes antigos, dragões. Como pode ver, é relativamente fácil me fazer interessar por alguma história. Não precisa nem ter um gênero certo, se tiver esse elemento, eu estou pulando dentro.

Pensando nisso, pensei em fazer aqui uma listinha com recomendações temáticas de vez em quando. Essas listas podem incluir todo tipo de mídia: livros, novelas, contos, podcasts, seriados e filmes. E assim nasceu o Pavê Mix.

Nesse primeiro post, temos um foco: histórias de extraterrestres. Invasão alienígena, alienígenas infiltrados, clássicos e novos. Estou focando em invasões alienígenas por preferência, ou poderia listar aqui todos os episódios de Doctor Who, Star Trek ou o Guia do Mochileiro das Galáxias. Mas esses são outras espécies de aliens, que deixarei pra uma outra vez. O foco aqui são as relações entre aliens e a Terra. Então vamos lá?

3763872-7663450062-indep

Independence Day: Independence Day é de longe meu filme favorito de invasão alienígena. É impossível fazer um post sobre aliens e não falar sobre ele. Com Will Smith e Jeff Goldblum como a dupla improvável que salvará a Terra dos terríveis extraterrestres que a atacaram. Cheio de viradas na trama, é um dos primeiros filmes que balanceia ação com personagens profundos nesse gênero.

download

The Message: Um podcast que ouvi indicado pela Emily. Assim que ouvi o primeiro episódio, fiquei viciada. O podcast tem apenas 8 episódios, e conta a história de uma equipe cujo mais novo trabalho é desvendar uma estranha mensagem enviada do espaço. Você pode escutá-lo aqui.

Um Sussurro nas Trevas, de HP Lovecraft. Confesso aqui que nunca tinha lido nada do Lovecraft, mas fiquei apaixonada por essa novela. Mais longa que um conto, mas não o suficiente para ser um livro, conta a história de Albert, um professor que começa a se corresponder com um homem local de Vermont sobre acontecimentos macabros que ocorrem durante a noite. Aqui no Brasil tem uma edição ótima publicada pela Hedra.

attack-the-block-53e640ac70843

Attack the Block. Attack the Block é uma produção inglesa meio independente. Estrelando John Boyega, o grande salvador do sci-fi™, o filme se passa num dos bairros afastados de Londres, onde alienígenas invadem a Terra buscando vingar a morte dum companheiro caído. Centrado em personagens marginalizados, negros e pessoas mais pobres, contamos com o lado legal da ação sem também deixar de problematizar a vida difícil que esses jovens levam. É um filme empolgante que ao mesmo tempo tem conteúdo e examina o racismo e o privilégio na sociedade de forma brilhante.

A 5ª Onda, de Rick Yancey. Um dos melhores YA de alienígenas que eu li, sem dúvida. A Terra foi invadida por aliens em 4ª ondas. Poucos humanos restam, e agora está na vez da 5ª onda, quando os humanos serão finalmente eliminados. Cassie Sullivan sobreviveu aos ataques,  está a procura do irmão que foi levado para uma base especial do governo e ela tem que sobreviver. O problema? Os alienígenas são exatamente como os humanos. Sem saber em quem pode confiar, Cassie precisa passar todos os obstáculos e encontrar novamente sua família. O livro é cheio de surpresas e viradas na trama, e eu não consegui largá-lo até terminar, quase 500 páginas depois. O melhor de tudo é que a continuação é igualmente boa. Aqui no Brasil foi publicado pela Fundamento.

home-2015-movie-wallpaper-for-desktop

Cada Um Na Sua Casa. Se alienígenas assustadores não são sua praia, Cada Um Na Sua Casa é uma animação fofinha da Dreamworks sobre uma espécie alienígena que resolve vir morar aqui na Terra. O personagem principal é o Oh, desastre em pessoa – ou deveria dizer alienígena? – que apenas quer se sentir bem entre a sua espécie. Quando ele manda convites para uma festa de boas-vindas na sua nova casa, acidentalmente convida também a raça inimiga. Oh conta com a ajuda de Tip, que no original foi dublada pela Rihanna.

Super 8. Se você ainda está naquela vibe de Stranger Things, Super 8 é uma escolha perfeita. Com um elenco de personagens também composto por crianças, é um filme que envolve mistério e suspense em pequena escala. Não há nenhuma grande invasão – mas um alien solitário tentando voltar para a casa. O filme combina tons escuros e suspense para criar uma atmosfera única, e automaticamente tornou-se mais um dos grandes clássicos de Spielberg.

Essas são as minhas pequenas recomendações da vez. É claro que ainda poderia falar sobre Pacific Rim (meu filme favorito), de Sinais ou até mesmo Guerra dos Mundos. Essa aqui é apenas uma pequena lista de novas recomendações dentro do tema, e se quiser, eu com certeza tenho mais uma lista para recomendar assim que terminar essa.

E enquanto isso, lembre-se: A verdade está lá fora.

Laura
meus textos | twitter | goodreads | pinterest
Escritora com um sonho distante de ter um diploma de faculdade. Fã de Hamilton e Star Wars. Lê muito e dorme pouco. Loka de muitas coisas.
Anúncios

2 comentários sobre “Pavê Mix: Aliens & Extraterrestres

  1. Pingback: Resenha de filme: A Chegada – Pavê

  2. Pingback: 3 filmes com protagonistas jovens negros (+1 bônus!) pra assistir no mês da consciência negra | Pavê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s