Ligações, uma história moderna de natal, e os livros de Rainbow Rowell

O natal está chegando e, com ele, aqueles momentos que a gente tira pra se enroscar em um canto e ler – seja para fugir de todas as pessoas que estão dividindo a casa com você ou para descansar depois de um ano cansativo. Nessas horas, nada melhor que uma história gostosa, com personagens que te fazem torcer por eles e romances que te fazem virar as páginas do livro o mais rápido possível. Se essa história também tem cachorros, filhotinhos e momentos de tensão em pleno natal, então ela fica melhor ainda, não é?

20161220_101525

Ligações, da norte-americana Rainbow Rowell, conta a história de Georgie McCool e Neal, seu marido. E como um telefone mágico pode mudar o casamento dos dois – ou até mesmo fazê-lo nunca ter acontecido, apagando a existência de suas duas filhas.

A história se passa na semana antecedente ao natal de 2013, mas também em 1998, quando Georgie e Neal se conheceram. E o que liga as duas datas tão distantes não é nada mais, nada menos, do que um telefone que pode ligar para o passado. O mesmo telefone fixo que Georgie tinha em seu quarto quando morava com os pais. E é isso. Um telefone mágico, um casal em crise e quinze anos de história são os elementos que formam Ligações. E Rainbow Rowell consegue usá-los de forma fantástica.

O ponto alto do livro está, como em todo bom romance, no relacionamento entre Georgie e Neal. Ao contrário dos outros livros de Rowell, onde os personagens estão começando a se relacionar, aqui os dois já estão juntos há muitos anos. Eles têm filhas, uma casa e muitas discussões mal resolvidas. E, agora, eles também têm uma viagem de Natal que tem tudo para dar errado – uma vez que, graças a seu trabalho, Georgie é obrigada a ficar em casa enquanto o marido e as filhas viajam para Omaha, a cidade dos pais de Neal, para passar a data.

Os telefonemas para o passado podem ajudar Georgie a lidar com a saudade que sente do marido – apesar de ele não saber que eles vão ter filhas ou mesmo que a namorada está ligando do futuro. Mas também podem fazer com que ela repense seu casamento.

Ligações consegue tocar no medo que todos nós temos quando a idade começa a chegar e as coisas ao seu redor parecem boas o suficiente para não querer mudar nada ali, seja em um relacionamento recém-iniciado, em um casamento de anos ou até mesmo na nossa vida de estudante que começou a trabalhar. Tudo pode parecer agradável e satisfatório a ponto de não querermos mudanças, mas será que devemos nos acomodar? Deixar de lado sonhos e ideias que podem parecer arriscadas demais para continuar tranquilo? Ou sair daquela situação e tentar coisas novas, por mais assustadoras que elas possam ser?

Somos apresentados também a família de Georgie – sua mãe descolada, o padastro, que tem quase sua idade e a irmã caçula, que tem uma quedinha misteriosa pela pessoa que entrega as pizzas. E, claro, o casal de pugs da mãe de Georgie, de quem ela parece gostar mais do que da própria filha e que acabam sendo os responsáveis para que todos os elementos da história se encaixem de forma maravilhosa e hilária – a ponto de você literalmente querer fechar o livro pra respirar fundo e encarar a parede por alguns bons segundos enquanto tenta parar de sorrir.

Somado a tudo isso, temos também as muitas referências a seriados – afinal, Georgie trabalha nesse meio juntamente com seu melhor amigo, Seth – e aos anos 90, quando a protagonista conheceu Neal. Ou seja, o que Rainbow Rowell faz de melhor.

Aliás, se você está se perguntando de onde conhece esse nome – além, claro, de “rainbow” literalmente significar “arco-íris” -, isso talvez se dê graças a Fangirl. O livro, lançado em 2013, conta a história de Cath e como ela deve lidar com a faculdade agora que sua irmã gêmea, Wren, decidiu não dividir um quarto. E como gerenciar seu amor por Simon Snow, o maior fenômeno literário dos últimos anos, agora que saiu de casa. Ou talvez você tenha ouvido falar de Eleanor & Park, a história sobre a vida dos personagens-título durante um ano escolar e seu primeiro amor.

Ou, ainda, quem sabe, você tenha ouvido falar de Anexos ou Carry On. O primeiro, ambientado na virada de 1999 para 2000 e sobre um “agente de segurança da internet”, Lincoln, e as duas amigas, Beth e Jennifer, que trabalham no lugar onde ele deve ler e-mails. Sim, esse é seu trabalho. Ler e-mails da empresa. O que Lincoln não esperava era acabar se apaixonando por uma delas, mesmo sem nunca ter trocado uma palavra – ou mesmo uma mensagem – com ela. O segundo, por outro lado, resgata Simon Snow de Fangirl, na versão da própria Rainbow. O “escolhido” por uma profecia, Simon é um bruxo aos moldes de Harry Potter que tem um relacionamento conturbado com seu nêmesis, Baz, um vampiro e também seu colega de quarto na escola da magia. O que nenhum dos dois espera, depois de anos de brigas, é ver a natureza de sua relação mudar de forma tão drástica.

Rainbow Rowell é especialista em escrever romances contemporâneos cheios de referências aos anos 90 e uma ótima escolha para fazer o coração bater mais forte. Se você está procurando coisas boas para o Natal e quer algo temático, corre atrás de Ligações. Mas se não faz questão de seguir a data, é só escolher um de seus outros livros. Não tem como errar!

No Brasil, Ligações foi publicado pela editora Novo Século, com tradução de Caio Pereira.

Emily
meus textos | twitter | instagram
Estudante de Letras em São Paulo. Ama monstros e cachorros e, principalmente, lobisomens. Puxa o erre, adora parênteses e quase nunca usa o plural direito.
Anúncios

2 comentários sobre “Ligações, uma história moderna de natal, e os livros de Rainbow Rowell

  1. Pingback: Pavê Mix: Então é Natal! – Pavê

  2. Pingback: Pavê Mix: Então é Natal! | Pavê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s