Weightlifting Fairy Kim Bok Joo: uma história de autoconhecimento e amizade

Hoje é terça-feira de Carnaval e você tá em casa sem saber o que fazer pra terminar o feriado com chave de ouro? Então o Pavê de hoje vai te apresentar a um dorama de comédia romântica para aquecer o seu coração de tanta fofura! Nós já falamos antes sobre doramas (dá uma olhada no post sobre Descendants of the Sun); se você não está lembrado, vamos recapitular: doramas são séries (geralmente com uma única temporada) produzidas na Ásia, tem dorama chinês, tailandês, japonês… Mas os mais populares são os sul-coreanos. E é sobre um deles que vamos falar hoje. Vem conhecer Weightlifting Fairy Kim Bok Joo!

Esse dorama de nome comprido tem 16 episódios e fala sobre Kim Bok Joo (Lee Sung Kyung), uma garota halterofilista que leva a vida super de boa. O pai dela é dono de um restaurante de frango frito, onde ela trabalha, ela faz parte do time de levantamento de peso da faculdade e tem um grupo de amigas – elas não são populares, mas não ligam pra isso. Porém a rotina tranquila de Bok Joo começa a mudar quando ela esbarra em Jung Joon Hyung (Nam Joo Hyuk), do time de natação.

weightlifting-fairy-kim-bok-joo-2

E então você pensa: “ela se apaixona por ele, mas ele não percebe de começo, mas no final acabam juntos”. E aí que você que se engana! A beleza deste dorama é que ele quebra a fórmula da maioria das comédias românticas, e principalmente dos doramas. Para quem não assiste muitas produções coreanas, fica o aviso: em 99% dos doramas a fórmula é uma menina que é maravilhosa porém tem algum “defeito” (algo que a sociedade usa para colocá-la para baixo) se apaixona por um cara que aparentemente é incrível, porém ele a esnoba durante boa parte do dorama, mas no final acaba se apaixonando e eles são felizes para sempre.

Felizmente, Weightlifting Fairy Kim Bok Joo não é assim. Nesse dorama nós temos quatro temas principais: aspirações, família, amizade e amor. Desde pequena a vida de Bok Joo é o halterofilismo, o seu pai também era halterofilista e transferiu a dedicação ao esporte para a filha – ela treina exaustivamente e está sempre se preparando para o próximo campeonato. O seu time também é muito importante para Bok Joo, os treinadores são como parte da família e ela defende cada integrante da equipe com unhas e dentes.

tumblr_ohvwytqqbp1vozsm7o5_1280

[Descrição da imagem: Três garotas se abraçam enquanto choram. Em sentido horário, são elas Kim Bok Joo, Jung Nan Hee e Lee Sun Ok.]

Mas o ponto principal do dorama é mostrar a jornada de Bok Joo até atingir o seu objetivo de entrar para o time nacional de halterofilismo. Ela já é a estrela do seu time da faculdade, mas o seu objetivo é continuar crescendo. E num ambiente competitivo, avançar só acontece quando você se dedica, faz sacrifícios e aceita a responsabilidade pelas suas decisões.

E então acontece aquela coisa que mexe com todos nós e vira a nossa vida de ponta cabeça, o amor. Bok Joo se apaixona e se questiona como um homem vai gostar de uma garota halterofilista, alguém que é mais forte que ele, que passa boa parte do tempo malhando, que está quase sempre suada, que come muito, que usa roupas esportivas.

Afinal a sociedade disse pra Bok Joo que homens só gostam de mulheres que estão sempre arrumadas, com maquiagem, que são mais fracas para eles se sentirem melhores sobre si mesmos e outras bobagens desse tipo. E isso inevitavelmente mexe com a relação que Book Jo tem com o esporte. Como não, né?!

Apesar disso, o dorama não faz com que Book Joo passe por uma transformação. Não, não, isso aqui não é O Diário da Princesa. Book Jo é enaltecida o tempo todo por suas amigas, por sua família e pelo crush. A única mudança nela é usar roupas mais coloridas, mas ainda assim esportivas, dentro do estilo dela; e usar um acessório no cabelo.

Agora você pode estar se perguntando aonde o Jung Joon Hyung entra nessa história toda. Afinal, ele não é o crush da Bok Joo, então quem ele é? Ele é a conexão entre a Bok Joo e o crush. E apesar de todos lembrarem o tempo todo o quanto Joon Hyung é bonito, em nenhum momento o dorama muda o foco para ele. Nós conhecemos a sua história e aprendemos sobre o personagem, mas o centro do dorama continua sendo Book Jo. Não é ela quem tem que se adaptar ao universo dele, é ele quem tem que se adaptar ao dela.

feat-5-690x400

[Descrição da imagem: duas pessoas, a esquerda Kim Bok Joo e a direita Jung Joon Hyung, se olham e sorriem.]

E Joon Hyung não é típico garoto bonito porém babaca dos doramas. Ele se torna um amigo verdadeiro de Bok Joo, ajudando-a a a ir atrás do crush, tirando da cabeça dela essas ideias de que mulheres halterofilistas não são atraentes e dando o apoio que ela precisa para continuar avançando na sua carreira no esporte. O relacionamento dos dois dá gosto de ver!

Além dele, Bok Joo tem duas amigas incríveis e que sempre estão ao seu lado, seja para devorar um frango frito ou para oferecer conforto após um longo dia de treino. Elas são Lee Sun Ok e Jung Nan Hee, e elas são completamente diferentes de Bok Joo! Mas, como em todo bom relacionamento, as diferenças são postas de lado quando preciso para que uma ajude a outra.

Agora que já te dei ótimos motivos para ver esse dorama, você me pergunta: “e tem no Netflix?” Infelizmente, a minha resposta é não. Mas dá pra assistir, de forma gratuita, nos serviços de streaming dedicados a dorama, são eles o Viki e o Dramafever. Vai lá, copia e cola o nome do dorama (eu sei que vocês vão ficar com preguiça de digitar) e assiste pelo menos o primeiro episódio. Você não vai se arrepender!

Rebeca de Arruda
meus textos | twitter | goodreads
Social Media, entusiasta do k-pop e doramas. Lê livros demais, vê séries demais e uns filminhos também. Vive para problematizar (e amar) a cultura pop — e também para enaltecer The Shannara Chronicles!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s