5 documentários sobre mulheres que você precisa assistir

Durante todo o mês de março, nós aqui do Pavê estamos participando da campanha #MulheresParaLer, um projeto maravilhoso que propõe, ao longo desse período, a leitura de obras escritas somente por autoras. A campanha, por ora, se restringe à literatura. Porém não significa que ela não possa ser adaptada para outras expressões da arte, certo?

É sempre um ótimo momento para enaltecer as mulheres incríveis do mundo do entretenimento, responsáveis por tantas artes que nos inspiraram e encantaram ao longo da nossa existência, seja um filme, uma série, um livro… E não encerramos por aqui. Estamos falando não apenas das mulheres do mundo do entretenimento, mas também daquelas que fizeram história de algum modo.

misssimone2

[Descrição da imagem: Foto promocional do documentário “What Happened, Miss Simone?”, com uma imagem da cantora e os dizeres “the first major motion picture documentary about music legend Nina Simone” em amarelo.]

Não podemos nos esquecer, portanto, dos documentários – tanto os produzidos ou dirigidos por mulheres, quanto aqueles sobre mulheres. Documentários costumam reunir um conjunto de materiais verídicos, geralmente mídias visuais, documentando a respeito de um determinado tema, assunto, pesquisa ou pessoa. Não é um dos ramos mais reconhecidos do cinema, e é comum ser deixado de lado pelo público. Contudo, há por aí um número infinito de documentários muito mais interessantes do que se pensa.

Por isso, aproveitando a deixa, hoje trazemos uma seleção de cinco documentários que estão disponíveis na Netflix, cada um contando a trajetória de vida de mulheres que influenciaram e deixaram, ou estão deixando, a sua marca na humanidade. Venha conhecer essas histórias impressionantes:

1 – What Happened, Miss Simone? (2015)

What Happened, Miss Simone? é um documentário lançado pela Netflix no ano de 2015, dirigido por Liz Garbus e selecionado para os festivais de Sundance e Berlim. Conta a história de Nina Simone (1933-2003), uma pianista, cantora e compositora que revolucionou o jazz, se tornando uma das maiores lendas da música. Além disso, era uma ativista política pelos direitos civis dos negros norte-americanos, manifestando-se através de suas canções e inclusive discursando nas marchas de Selma a Montgomery. Através de gravações inéditas, imagens raras de arquivo e suas músicas mais populares, a obra conta na íntegra a história de Nina, retratando de maneira poderosa sua trajetória pessoal e profissional desde a infância até a morte.

2 – Janis — Little Girl Blue (2015)
https://www.youtube.com/watch?v=-oRLyBgz8W0
Dirigido por Amy Berg, o documentário Janis: Little Girl Blue apresenta a trajetória completa de Janis Joplin (1943-1970), artista norte-americana consagrada no rock e no blues e conhecida como a maior cantora de rock dos anos 1960. O filme explora principalmente sua infância, adolescência e a transformação em uma das maiores artistas de todos os tempos, por meio de imagens de arquivo e de depoimentos de amigas e amantes, familiares e colegas. A cantora Cat Power narra as cartas que Janis escreveu revelando seus sentimentos.

3 – Mercedes Sosa: A Voz da América Latina (2013)

Mercedes Sosa: A Voz da América Latina retrata a vida de Mercedes Sosa (1935-2009), uma famosa cantora argentina cuja música tem raízes na música folclórica do país e que ficou conhecida como a voz dos “sem voz”. Foi idealizado por Fabián Matus, filho da cantora, e dirigido por Rodrigo Vila, ambos a definindo como uma lutadora, pujante, sensível e idealista e também como uma mulher que soube ver a realidade possível de uma América Latina unida. O documentário retrata o legado de uma fiel representante do povo argentino, que sofreu a censura e o exílio durante a ditadura.

4 – Avançado Estilo (2014)
https://www.youtube.com/watch?v=ccai-E36BfI
Lançado em 2014 e tendo chegado recentemente à Netflix brasileira, Avançado Estilo foi dirigido por Lina Plioplyte e é um documentário que acompanha a rotina diária de algumas das mulheres fotografadas para o blog de moda  pouco convencional Advanced Style, criado por Ari Seth Cohen para celebrar ícones fashions de Nova Iorque com mais de 60 anos. Em uma indústria obcecada pela juventude, elas desafiam convenções sobre moda, estilo e beleza.

5 – She’s Beautiful When She’s Angry (2014)

She’s Beautiful When She’s Angry é um documentário dirigido por Mary Dore e estrelado por figuras essenciais à construção da atual idealização do feminismo, como Kate Millet, escritora feminista estadunidense, e Eleanor Holmes Norton, primeira mulher a presidir o Comitê de Igualdade de Oportunidades de Emprego nos EUA. O filme conta a inspiradora história dos movimentos das mulheres dos Estados Unidos entre os anos de 1966 e 1971, evidenciando a forma como isso afeta a contemporaneidade e como a situação inadmissível vivida por milhões de mulheres virou um movimento tão grande.

Beatriz
meus textos | tumblr | goodreads | instagram
Contadora de histórias que sonha em viajar o mundo e estudante de Direito no resto do tempo. Viciada em séries e em pesquisar sobre mitologia.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s