A delicadeza de Pétalas e Além dos Trilhos

CAPA

Nós aqui do Pavê adoramos quadrinhos. Já rolou lista de indicações no Dia do Quadrinho Nacional e volta e meia tem resenha de hqs aqui no blog. Então, hoje, eu relembro e falo um pouco mais de duas histórias que mencionei lá no final de janeiro: Pétalas, do Gustavo Borges e da Cris Peter, e Além dos Trilhos, da Mika Takahashi!

As duas hqs são nacionais e causaram rebuliço no Catarse. Pétalas arrecadou 1068% (!!!) do valor esperado. Além dos Trilhos conseguiu 228% e, juntas, as duas obras arrecadaram mais de cento e dez mil reais e totalizaram mais de mil edições impressas. Ou seja, o hype foi grande. E não decepcionou nem um pouco.

Contando histórias lindas, sem diálogo mas com muita delicadeza, tanto Mika Takahashi quanto Gustavo Borges nos apresentam personagens que tem muito a dizer. O coelho da Mika e o Pássaro e a Raposinha de Gustavo podem não ser humanos, mas passam por aventuras e lições de vida de aquecer o coração (e arrancar algumas lágriminhas).

Pétalas começa quando um pássaro de cartola e casaco de frio encontra uma raposa no meio de uma nevasca. A incerteza do que fazer logo some quando o Pássaro se dispõe a ajudar a Raposinha – e logo os dois criam um laço que irá alegrar os longos dias de inverno de uma pequena família com muita música, mágica e lágrimas. Juro, se você chora fácil, prepare uns lencinhos. ‘Cê vai precisar.

Untitled-1.png

Como se o traço expressivo e a história delicada não fossem o suficiente, as cores da Cris Peter tornam tudo ainda mais maravilhoso. Elas ajudam a criar a atmosfera perfeita para a história e, se você for como eu, vai perder uns bons minutos olhando página por página, prestando atenção nos detalhes e ficando maravilhado com as nuances e texturas.

Além dos Trilhos acompanha um coelho de bolsa e chapéu em busca da peça de quebra-cabeça que lhe falta. A premissa da história pode parecer bem simples mas, confia em mim, é exatamente essa simplicidade que a faz tão fantástica. A falta de algo tão pequeno quanto uma peça de quebra-cabeça pode ter consequências muito maiores do que a gente espera – e leva o coelho a tomar decisões das quais se arrependerá logo em seguida e o coloca em uma jornada longa, mas linda, ao buscar preencher o vazio literal em seu peito. Mais uma vez, prepare uns lencinhos – as lágrimas agora serão de felicidade e muita, muita emoção.

Untitled-1.png

Não dá pra falar dessa história sem falar dos traços da Mika. Usando aquarela e tons de cinza junto ao preto e branco, Mika nos apresenta um mundo povoado por animais que pegam trem e cardumes voadores, conseguindo expressar tudo que passa pela cabeça de seu protagonista de forma muito clara, a ponto de você sentir exatamente o mesmo que ele. Isso tudo sem utilizar palavras, assim como em Pétalas.

Se você já ficou com vontade de ler os dois livros, espere até pegar as edições físicas em mãos! As duas são lindíssimas e fazem jus a história que contam. Além dos Trilhos foi publicado pela PINGADO-PRÉS, uma editora independente lançada em 2014 pela Bianca Muto e pela Ivy Folha. Já Pétalas foi publicado pela Japuti Books, um selo da Marsupial Editora. Enquanto a PINGADO-PRÉS focou em um acabamento com ares de trabalho artesanal, com contracapa (com os nomes dos apoiadores no verso interno da mesma) de aquarela e capa em branco e vinho e lettering e detalhes em dourado (é impossível não pegar o livro na mão e ficar girando-o para ver a tinta brilhar), a Japuti Books entregou uma edição bilíngue (já que a história não tem diálogos), que podemos ver em ação quando o Gustavo e a Cris explicam seus processos de desenho, diagramação e cores, sem atrapalhar o texto original. Sem contar uma seção de desenhos dos personagens feitos por outros desenhistas brasileiros, entre eles Bianca Pinheiro, Eduardo Damasceno e Vitor e Lu Caffagi.

Ficou com vontade de ler mas não tem uma máquina do tempo pra apoiar os projetos na Catarse? Tudo bem, ainda dá pra comprar as edições! Além dos Trilhos está disponível no site da PINGADO-PRÉS e Pétalas pode ser comprado no site da Marsupial Editora e em várias livrarias, inclusive na Amazon. As duas histórias vão valer todas as lágrimas que você chorar – e muito mais outras.

Emily
meus textos | twitter | instagram | goodreads
Graduada em Letras. Ama monstros e cachorros e, principalmente, lobisomens. Puxa o erre, adora parênteses e quase nunca usa o plural direito.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s