#desafiopave: O Enterro das Minhas Ex

#desafiopave - O Enterro das Minhas Ex 1

[Descrição da imagem]: Parte da capa do quadrinho, com o nome da autora acima, Gauthier, e centralmente o título da obra, O Enterro das Minhas Ex, tendo ao redor algumas folhas caindo.

Acompanhar uma parte da vida de Charlotte foi uma experiência breve e deliciosa, proporcionada por O Enterro das Minhas Ex. Entre a protagonsita e eu, identifiquei algumas coisas em comum, um dos motivos que fez a leitura desse quadrinho ter sido tão agradável. A história, da autora Anne-Charlotte Gauthier (com tradução de Fernando Scheibe e publicada pela Editora Nemo), trata do crescimento e amadurecimento de Charlotte, utilizando para tal seus encontros com meninas que foram paixonites, crushs, amores da vida etc.

A narrativa é dividida em partes, referentes a “blocos” de anos que acompanham desde a infância até o início da vida adulta da protagonista, com cada bloco sendo subdividido por suas experiências românticas e/ou sexuais. Logo de cara, me identifiquei fisicamente com a personagem. Baixinha, cabelinho preto e não muito longo, óculos. Depois, veio a forma de lidar com a atração por outras meninas, desde a infância. O encantamento por alguma menina e a sensação de “tenho que ser amiga dessa moça”, a rejeição a ditas “coisas de menina”, a identificação com os meninos, a confusão diante da naturalidade com o qual os sentimentos e desejos por outras garotas apareciam e a percepção de que de alguma forma aquilo estava “errado”. Tudo isso trouxe aquela sensação nostálgica, me fazendo lembrar das minhas próprias experiências.

#desafiopave - O Enterro das Minhas Ex 2

[Descrição da imagem]: Foto da capa do quadrinho, tendo na parte de cima o título e o nome da autora da forma descrita na imagem anterior, e centralmente o desenho da protagonista caminhando com roupa de frio, havendo folhas caindo ao redor. Na parte inferior, o logo da Editora Nemo.

Um elemento que faz O Enterro das Minhas Ex ser uma história tão envolvente é tratar de acontecimentos tão fortes e marcantes na vida de alguém de uma maneira incrivelmente delicada e ao mesmo tempo humorada, na medida certa. As percepções que a personagem vai tendo em relação à sua vida, suas reações, nos fazem rir em diversos momentos, embora em outros, quando não há outra opção além disso, nos provoque um apertozinho de dor no peito.

Além disso, tudo é contado de maneira muito honesta. A sensação é de alguém abrindo o próprio diário para os leitores, sem medo de exprimir tanto as injustiças provocadas contra a personagem quanto até mesmo aquelas coisinhas “erradas” que fez, daquele tipo que leva a pessoa a ficar acordada antes de dormir pensando “minha nossa, que merda aquela minha há trocentos anos atrás”. Entretanto, isso não é passado de forma martirizante, mas bem realista. Faz muito parte desse iniciozinho da vida fazer umas besteiras, aprender a lidar com isso e amadurecer. Bem como faz parte, embora não devesse, da vida de uma mulher que ama outras mulheres, sofrer com diversos preconceitos da sociedade, aprender a lidar com isso e amadurecer.

O Enterro das Minhas Ex usa e abusa muito bem do formato do quadrinho para contar sua história. Não tem tanto texto em palavras, mas a comunicação é fortemente feita pelas expressões das personagens, as mudanças no ambiente conforme o sentimento da protagonista, diversas páginas nas quais não há qualquer palavra mas é possível compreender tão bem o que se está querendo passar (talvez mais do que se fosse com letrinhas).

#desafiopave - O Enterro das Minhas Ex 3

[Descrição da imagem]: Foto de um trecho do quadrinho, indicando o início da Terceira Parte, referente ao Ensino Médio, anos 1995 a 1999, havendo também um desenho da protagonista.

Outro aspecto importante de mencionar é que a obra se encaixa muito bem em uma das propostas da Editora Nemo, que é justamente tratar de temas importantes socialmente, principalmente no que diz respeito às mulheres, ao trazer uma história tão densa sobre a vida de uma mulher que se atrai por outras. Acredito que não sou a única que se identifica com a história e se deleita com a sensação tão rara de se sentir representada na literatura (ou em qualquer outro segmento artístico), fazendo desse quadrinho não só incrível na sua qualidade literária, mas também importante política e socialmente por trazer a voz de quem geralmente a tem silenciada pelos preconceitos sociais.

Uma última questão sobre O Enterro das Minhas Ex ainda me deixa encucada, que é a escolha do título, cuja tradução é literal em relação ao original (L’enterrement de Mes Ex). Talvez seja uma referência à sensação de “luto” gerada pelo fim de uma relação amorosa, embora a palavra “enterro”, para mim, traga uma carga negativa que não senti na obra. Senti que todas aquelas relações, mesmo as que provocavam mais dor, se encaminharam para certo aprendizado e amadurecimento na personagem, o que foi apresentado de forma positiva. É possível que a palavra enterro esteja associada, para a autora, com esse momento do luto mas também com a superação posterior, justificando sua escolha, embora tenha me causado estranhamento.

#desafiopave - O Enterro das Minhas Ex 4

[Descrição da imagem]: Foto de um trecho do quadrinho, no qual a protagonista conversa com uma outra personagem, com a qual se relaciona.

Enfim, O Enterro das Minhas Ex é um quadrinho que conta uma história importante, que da sua forma delicada e humorada combate preconceitos, tanto por provocar identificação de maneira mais pessoal com a personagem em algumas pessoas, quanto por ser capaz de gerar um bocadinho de empatia em outras, além de provocar uma reflexão de forma mais geral, sobre os primeiros anos da vida de uma pessoa e todo o turbilhão relacionado ao aprendizado e descobertas (boas e ruins) existente neles.

Marina
meus textos | filmow | skoobMilitante do Levante Popular da Juventude, de esquerda, feminista, lésbica e afrontadora da família tradicional brasileira. Nas horas vagas, estuda Direito, devora quadrinhos, lê livros, assiste filmes e algumas séries.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s