Playlist: Mulher, você é f*da!

Hoje em dia, muitas pessoas são usuárias da plataforma Spotify, um serviço de música digital com um imenso número de títulos e artistas em seu acervo, e oferece tanto o plano gratuito como o premium.

100-feministas

[Descrição da Imagem: Ilustração da capa do single 100% Feminista, com MC Carol na esquerda e Karol Conka na direita.]

E é nessa plataforma que eu montei uma playlist especial, feita principalmente para nós, mulheres. Afinal, quem não gosta de música? É uma arte tão vasta, com uma variedade tão grande, e mesmo que você não goste de um gênero específico, vai ter outro para agradar todos os gostos. E a música é poderosa. A música traz sentimento, traz reflexão, traz diversão, traz harmonia, traz dança, traz prazer, traz acolhimento. A música tem diversos poderes e reações diferentes na gente. Podemos nos encontrar nela, ser abraçados por ela e nos sentirmos bem, ou nos sentirmos mal, junto à ela; ou simplesmente dançar e aproveitar o momento. Ela também pode ser feita para empoderar. 

E é com esse intuito que eu montei essa playlist. Não é nenhuma novidade que esse blog é repleto de mulheres incríveis, diferentes e feministas. O discurso é muito importante e, na música, podemos senti-lo. Músicas de mulheres talentosas, sem fraquejar na harmonia e não deixar de falar o que pensam. Não deixar de falar: “Mulher, segura a minha mão. Você é linda do jeito que você é. Se ame, se curte, se abrace. Não somos obrigadas e merecemos respeito. Porra, respeita as mina. Também respeita as mina diferente de você e reconheça seus privilégios de mulher cis hétero e branca. Mulheres, somos maravilhosas e somos mais fortes juntas.”

as-bahias-e-a-cozinha-mineira-feminismo-agambiarra-1170x480

[Descrição da Imagem: Foto das cantoras Assucena Assucena e Raquel Virgínia, da dupla musical As Bahias e a Cozinha Mineira.]

capa_playlist_iza

[Descrição da Imagem: À esquerda, foto da cantora pop brasileira IZA de perfil, à direita a capa de seu single Quem Sabe Sou Eu.]

A playlist consiste tanto em músicas nacionais quanto internacionais. É claro que não podia deixar de fora nomes como Beyoncé, Destiny’s Child, Little Mix, Selena Gomez, Nicki Minaj. Mas queria principalmente enfatizar nossas artistas brasileiras. Mulheres as quais eu admiro muito, de um trabalho impecável e que estão muito mais próximas da gente do que artistas pop lá de fora, que claro, não deixam de ser maravilhosas, mas existem músicas nacionais de qualidade e principalmente, de um discurso feminista forte, alto e claro. IZA, As Bahias e a Cozinha Mineira (Assucena Assucena e Raquel Virgínia), Gloria Groove, MC Carol, Karol Conka, Ana Cañas, Kell Smith são algumas das artistas presentes. Devemos ouvir o que essas mulheres tem a dizer e, também, permitir que elas nos abracem com sua música. Sempre fui apaixonada por música e, nos últimos anos, descobri nela – assim como essas mulheres que criaram e performam as canções – um meio de fortalecimento, um meio de fortalecer a mim, mulher. E também a fortalecer as mulheres diferentes de mim, ouvindo-as, respeitando-as e enaltecendo-as. Não sei se a playlist agradará 100%, afinal, gosto musical é algo bem pessoal. Mas espero que no mínimo, vocês parem para ouvir essa playlist ao menos uma vez, inteira, para conhecer essas artistas e essas canções cheias de poder e força. E talvez, de alguma forma, nem que seja bem pequena, desperte algo bom em você aí, mulher, que está lendo esse post e (espero) ouvindo essa playlist.

playlist_mulher

[Descrição da Imagem: Montagem com a capa de singles que estão presentes na playlist. À esquerda no canto superior temos a capa do single Vim Pra Ficar de IZA, seguido da capa de Respeita de Ana Cañas, Flawless de Beyoncé e Shout Out To My Ex de Little Mix. À esquerda no canto inferior temos uma foto de Beyoncé e Nicki Minaj juntas para simbolizar a música Feeling Myself, seguido de Love Myself de Hailee Steinfeld, Cheguei da Ludmilla e a capa do álbum O Proceder de Gloria Groove.]

https://open.spotify.com/user/injecthevenom/playlist/0hGwElsbzsipRvs0PvCFUK

 

 

Lari
meus textos | twitter | goodreads | filmowDesigner gráfica, artista visual, ilustradora e aspirante a quadrinista. Faz dancinhas aleatórias pra tudo. Canta músicas icônicas da MPB para seus personagens preferidos como declaração de amor. Grita como forma de expressão.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s