FLIPOP: o evento literário mais amor desse Brasil!!

A gente tinha comentado no twitter e na página do facebook que estaríamos na FLIPOP nesse fim de semana e agora é a hora de vir aqui contar pra vocês um pouquinho sobre como foi o evento. Spoiler: A FLIPOP foi top!

FLIPOP01

[Descrição da imagem] Letreiro luminoso com as letras formando o nome do evento.

No dia 8 e 9 de julho rolou aqui em São Paulo a FLIPOP, uma feira literária voltada pra literatura jovem organizada pela Editora Seguinte. Foi a primeira vez que teve um evento nesse estilo aqui no nosso país e ó, foi MA-RA-VI-LHO-SO!

A feira contou com diversas mesas durante os dois dias, sobre diferentes temas e com vários autores que escrevem literatura jovem (young adult ou YA em inglês). O evento também contou com a presença de dois autores gringos: o Benjamin Alire Sáenz (autor de Aristóteles e Dante Descobrem o Segredo do Universo e a A lógica inexplicável da minha vida) e a Alwyn Hamilton (autora de A Rebelde do Deserto). E ainda teve uma lista beeeem recheada de autores brasileiros, um mais maravilhoso que o outro!

Como essa foi a primeira FLIPOP, o evento não foi muito grande, mas não deixou de ser muito incrível. Teve tiro ao alvo com uma arminha de brinquedo (erramos todas as tentativas), teve a presença do Turista Literário com brindes e apresentando um pouco da mystery box, teve cabine fotográfica pra tirar quantas fotos você quisesse e vááários livros sendo vendidos!

Mas, claro, uma das melhores coisas do evento foram, com certeza, os painéis. Todos foram muito interessantes e divertidos, foi bem impossível não amar todos eles.

FLIPOP04.jpg

[Descrição da imagem] Foto tirada de trás de algumas pessoas olhando para o palco em que estão os autores diante de um banner do evento. As pessoas presentes na foto, da esquerda pra direita: Taissa Reis (agente literária e mediadora desse painel), Jim Anotsu, Bárbara Morais e Eric Novello.

O primeiro dia começou com a abertura feita pela equipe da Seguinte e logo depois já veio primeira mesa sobre “O poder da internet” em que ouvimos um pouco sobre como a Chris Salles (O diário internacional de Babi), o Eduardo Cilto (Traços) e a Pam Gonçalves (Boa Noite) utilizaram essa ferramenta em suas jornadas como escritores. A segunda mesa trouxe o tema “Clichês: os que amamos e os que precisam parar”, em que Iris Figueiredo (Confissões On-Line) e Vitor Martins (Quinze Dias) falaram um pouco não só sobre os clichês que mais gostam (dã), mas também os que eles utilizaram em suas histórias e quais evitam e fogem sempre. Depois disso teve a mesa “Construindo um mundo real: diversidade na ficção” e foi a vez da Bárbara Morais (trilogia Anômalos), Eric Novello (Ninguém Nasce Herói) e Jim Anotsu (Rani e O Sino da Divisão) comentarem sobre como podemos (e devemos) criar mundos fictícios tão diversos quanto a nossa realidade. As mesas terminaram com uma entrevista com a escritora Alwyn Hamilton, em que todos tiveram acesso a fones para ouvirem a tradução simultânea das respostas da autora.

FLIPOP03.jpg

[Descrição da imagem] Uma foto tirada do mesmo local que a anterior, mas agora temos no palco: Frini Georgakopoulos, Iris Figueiredo e Vitor Martins.

Esse não foi o fim do primeiro dia, porque ainda teve a sessão de autógrafos e o tão esperado Baile da Seleção. Todos estavam animados pra usarem suas coroas e se banhar no glamour pra brilhar muito na festinha, que foi bem legal por sinal! Teve DJ, teve uma decoração fofíssima, teve os vestidos de A Seleção liberados pra vestir e tirar várias fotinhas e, claro, teve os autores BR dançando muito (não deve ser nada difícil encontrar uns vídeos aí na internet de vááários @ arrasando muito na pista de dança, fikdik). Quero ver em qual outro evento você vai ter os autorezinhos rebolando muito ao som de Anitta!

FLIPOP06

[Descrição da imagem] Selfie tirada durante o baile da Seleção. É possível ver luzes coloridas ao fundo e algumas pessoas dançando. Encarando a câmera sorrindo temos Laura Pohl, Olívia Pilar, Iris Figueiredo e Solaine (Euzinha).

Todos tavam muito cansados, mas no dia seguinte tava todo mundo lá de novo. E o segundo dia foi tão ou ainda melhor que o primeiro! O domingo já começou com uma mesa incrível com a Socorro Acioli (A cabeça do santo) e o tema era “Dicas de escrita”, o que ela abordou muito bem, dando vários conselhos preciosos pra quem quer seguir essa carreia de escritor. Depois disso veio o momento mais emocionante da FLIPOP, o painel do Benjamin Alire Saénz, em que o autor conquistou todo mundo com a sua fofura, carinho e palavras. Sério mesmo, foi um momento lindo em que todos se sentiram tocados por tudo o que ele dividiu com a gente e com o que vários leitores se sentiram confortáveis para dividir também. Foram várias lágrimas e ficou faltando lencinho de papel na ecobag que deram no evento.

IMG_20170711_205942

[Descrição da imagem] Foto tirada do painel em que vemos o palco diante do público, com a presença  de Vitor Martins (mediador do painel) e o autor Benjamin Alire Saénz, respondendo uma das questões que mais emocionou todos no evento.

Depois teve a sessão de autógrafos (e um momento para todos respirarem e se recomporem) e logo em seguida teve a mesa “Das páginas para a tela: adaptação e transmídia” com a Larissa Siriani (Amor Plus Size) e a Luiza Trigo (Meus Quinze Anos), em que as autoras falaram sobre suas experiências adaptando, respectivamente, o livro Senhora para a websérie Dona Moça e sua própria obra para o filme Meus Quinze Anos, protagonizado pela atriz Larissa Manoela. Depois teve a última mesa do evento, a “Profissão fã”, em que Babi Dewet (Sonata Em Punk Rock), a Frini Georgakopoulos (Sou fã! E agora?) e a Mayra Sigwalt (curadora do Turista Literário e booktuber do canal All About That Book) falaram um pouco sobre essa loucura que é amar muuuuito alguém ou alguma coisa. Aí a equipe da Seguinte encerrou o evento e todo mundo ficou bem triste, PORQUE QUERÍAMOS MAIS FLIPOP! QUERÍAMOS FLIPOP PRA SEMPRE! FLIPOP, MINHA NAÇÃO!

No final das contas o que deixou esse evento tão incrível foram as pessoas maravilhosas que fizeram parte disso. Desde da equipe da Editora Seguinte que teve um trabalhão pra trazer um evento tão legal pra gente, até os autores que foram todos muito receptivos (e booktubers e blogueirinhes também, porque tinha bastante por lá!) e todos os leitores presentes no evento. Foi muito legal poder conhecer pessoas novas, dar aquele abraço em @s que você já conversava pela internet, rever amigos e trocar experiências e contatos.

FLIPOP02

[Descrição da imagem] Selfie da equipe do Pavê tirada diante de uma parede amarela. Encarando a câmera temos Solaine Chioro (oi), Bia Omuro e Laura Pohl.

Vou fazer aquele momento de confissão que é sempre muito importante pra gente refletir: queria muuuuito que tivessem mais autores não-brancos presentes nas mesas do evento. Sabemos que é algo sistemático e que o mercado editorial brasileiro é bem branco e o da literatura jovem parece ser mais ainda, mas fica aqui o meu desejo de que os futuros eventos tragam mais diversidade pras suas mesas e que isso seja um incentivo pra eles serem cada vez mais recheados de todo tipo de pessoa e que inspire ainda mais esses grupos marginalizados a estarem presentes nesses lugares.

Foram dois dias maravilhosos e não vemos a hora de ter mais FLIPOP, porque não só a gente quer experimentar mais uma vez essa sensação maravilhosa de estar num ambiente tão bacana, como também queremos que quem não pôde ir dessa vez, consiga sentir esse calorzinho no coração que todos nós sentimos. Então: FLIPOP 2018, SÓ VEM!

 

Sol
meus textos | twitter | skoob | goodreads | filmow
Escritora de histórias bregas e especialista em procrastinação. Apaixonada por cultura pop, acredita que toda história tem potencial pra ser uma boa comédia romântica e tá sempre pronta pra indicar uns chás.

Um comentário sobre “FLIPOP: o evento literário mais amor desse Brasil!!

  1. Pingback: Sobre minhas leituras de 2017 – Solaine Chioro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s