5 clipes trevosos para você entrar no clima de Halloween

O mês de outubro chegou e como já deu pra perceber, nós do Pavê estamos em clima de Halloween. E para fazer com que você se junte a nós nesse estado de espírito trevoso, eu separei alguns videoclipes com temática de terror que podem se tornar a trilha sonora da sua festa e até servir como inspiração pra alguma fantasia.

Deixo logo avisado que a lista inclui apenas vídeos de k-pop, não apenas por ser meu gênero musical favorito, mas também porque o k-pop tem um apelo visual muito forte. Os videoclipes são superproduções e contam com efeitos especiais e conceitos incríveis; e temáticas de terror e horror são bem populares, então essa opções não faltam.

Screenshot_5

[Descrição da imagem: Seis garotas vestidas de preto e com lenços nos rostos estão sentadas no chão ao redor de uma garota que está deitada e cercada por plantas e velas.]

1. VIXX — Voodoo Doll

O VIXX é, de longe, um dos meus grupos favoritos de k-pop. Além de serem extremamente talentosos em canto, dança, rap e composição, eles ainda são muito criativos e gostam de se arriscar em conceitos “controversos”. O clipe que selecionei é da música Voodoo Doll, que recebeu classificação de 18+ na Coreia do Sul. O vídeo mostra os integrantes do VIXX como bonecos de voodoo de uma garota, que, segundo a letra da música, eles enganaram de alguma forma.

Enquanto a letra é cantada do ponto de vista dos bonecos, expressando o amor que eles sentem por sua mestra, no vídeo vemos os integrantes tentando resistir enquanto a garota exibe um comportamento sadista, cortando e substituindo partes dos corpos por metal e vidro. O vídeo traz muitas cenas dessas modificações corporais então cuidado ao dar play. E pra finalizar com chave de ouro, a coreografia da música é intrinsecamente ligada à letra, trazendo movimentos típicos de bonecos e marionetes.

2. SHINee — Married To The Music

O grupo SHINee é um dos mais famosos mundialmente e não é por menos. Faz nove anos desde que o grupo estreou no cenário musical de coreano e, desde então, eles conseguiram estabelecer um estilo musical e estética que é só deles dentro do k-pop. E o vídeo de Married To The Music pode ser considerado a epítome do SHINee. A estética do videoclipe lembra os filmes de ficção-científica dos anos 80; na verdade, muitos elementos do filme me remetem ao filme Os Fantasmas se Divertem (1988). Dá um play pra conferir!

Com cenas trash de decapitação, globos oculares voando e combustão espontânea, o vídeo se passa numa festa que parece ter saído (um pouco) do controle enquanto os integrantes do grupo cantam sobre estarem casados com a música. Segundo teorias de fãs, o clipe representa o relacionamento entre o SHINee e seus fãs, representados pela figura da “noiva” que parece ser a responsável por controlar a música e, ainda, é vista no final do vídeo cercada por fotos dos membros do grupo, num cenário bem stalker.

3. Sunmi — Full Moon

O terceiro vídeo a compor a nossa lista não é tão assustador, mas tem o pezinho fincado no sobrenatural e é disso que a gente gosta. Full Moon é o segundo single da carreira solo da Sunmi, ex-integrante do grupo Wonder Girls, e é um hino pirigótico. Como se torna bem claro logo no começo do vídeo, o tema é vampiros. Talvez a Sunmi tenha se juntado um pouco tarde à febre de vampiros (a música foi lançada em 2014), mas ela ainda bem que ela chegou.

Full Moon é uma música sedutora que mostra Sunmi como uma vampira, mas a sedução da música não é totalmente incorporada no personagem da cantora. É comum que vampiras sejas representadas principalmente como súcubos, demônios que invadem os sonhos e seduzem homens; porém, com a narrativa do clipe vemos que a vampira interpretada por Sunmi é solitária e parece apaixonada pelo humano que ela ataca logo no começo do vídeo. Então, na verdade, Full Moon é uma história de amor. Sobrenatural, mas ainda assim uma história de amor.

4. T-ARA — Lovey Dovey

Lovey Dovey pode ser considerado um clássico do k-pop. A música foi lançada em 2012 e com seu refrão chiclete e coreografia repleta de shuffle ela foi responsável por consolidar o T-ARA como um dos principais girlgroups da Coreia da Sul. Mas Lovey Dovey não é apenas uma música viciante, ela também tem um clipe que é uma homenagem ao clássico Thriller, de Michael Jackson.

A narrativa é simples, mas eficaz: o T-ARA está se apresentando numa boate ao mesmo tempo em que um surto acontece dentro do clube e zumbis começam a atacar as pessoas, restando apenas as integrantes do grupo e alguns seguranças como seres vivos ali. Mas logo, os seguranças não são capazes de conter os zumbis e, então, todos na boate se tornam zumbis. Porém mesmo como zumbis, o T-ARA não deixa o samba acabar e é então que elas vestem seus figurinos a la Michael Jackson e continuam dançando shuffle perfeitamente. É um clipe de k-pop, mas podia ser um episódio de The Walking Dead.

5. Dreamcatcher — Good Night

Para encerrar essa playlist trevosa, a indicação da vez é o girlgroup Dreamcatcher que tem um sol e estilo bem diferente de todos os outros que listei aqui. O Dreamcatcher é um grupo novo, estreou esse ano, e já tá com turnê marcada no Brasil porque as meninas conseguiram misturar o som e os temas obscuros do heavy metal sem negar o k-pop. Good Night é a sequência do primeiro single do grupo, Chase Me; no primeiro, as integrantes aparecem como espíritos que assombram um investigador de atividades paranormais.

Já em Good Night, nós percebemos que não era bem assim. Na verdade o Dreamcatcher não tá assombrando o investigador sem motivo, ele está obcecado pelas integrantes e convoca forças ocultas para tentar aprisioná-las. Vemos as integrantes correndo pela floresta e sendo perseguidas por figuras encapuzadas, as raízes das árvores prendem as garotas e toda essa sequência de fuga lembra muito o filme A Bruxa de Blair (1999). Ao fim do vídeo somos apresentados à verdadeira identidade das garotas, que parecem ser uma espécie de coven (bem American Horror Story mesmo), e que conseguem se vingar do homem que as perseguiu.


E então, o que achou das nossas indicações trevosas? Curtiu? Então entra no nosso canal do YouTube que lá tem uma playlist com 50 vídeos para você! Tem alguma sugestão pra nossa playlist? Deixa aí nos comentários, conta pra gente qual vídeo te inspirou. Bom Pavê Trevoso para todos nós!

Rebeca de Arruda
meus textos | twitter | goodreads
Social Media, graduada em Jornalismo, entusiasta do k-pop e doramas. Lê livros demais, vê séries demais e uns filminhos também. Vive para problematizar (e amar) a cultura pop — e também para enaltecer The Shannara Chronicles!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s