It Follows: terror indie em sua melhor forma

it-follows

No Pavê Trevoso de hoje eu vim recomendar um filme de terror diferentão que assisti esses tempos. It Follows, ou em português, Corrente do Mal, é um filme de 2014 que saiu em uma produção indie e acabou ganhando grande destaque e até concorreu na categoria melhor filme de terror no Saturn Awards do ano passado.

A premissa do filme é bem simples: quando a personagem principal, Jay, dorme com o cara que está saindo pela primeira vez, uma estranha criatura que pode ter a cara de qualquer pessoa começa a persegui-la.

It Follows pode ser visto como uma metáfora para DSTs, mas também consegue ser um filme de terror independente que consegue nos deixar agonizados conforme a história vai se desenvolvendo. Quando a jovem Jay finalmente resolve dormir com o menino com quem ela tem saído há algum tempo, ele a prende numa cadeira e mostra o que irá segui-la pelo resto da vida se ela não passar adiante — uma estranha figura um pouco distorcida, sem expressão, mas uma pessoa que pode tomar a forma de qualquer um.

A partir desse momento, Jay começa a ser seguida pela criatura que não tem nome, e que vagarosamente segue suas vítimas. A única maneira de Jay se livrar disso é passando para frente — ou seja, transar com outra pessoa e deixar que ela se vire. Há uma regra, porém: se a próxima pessoa da fila morrer, a criatura volta a perseguir você.

it-follows1

É muito interessante como a narrativa constrói essa ideia da perseguição e do trauma. Apesar de abordar o sexo consensual, há também um trauma envolvido por causa do que acontece depois. Jay não sabe no que acreditar até que ela mesmo vê a criatura a perseguindo, e sabe que precisa fazer alguma coisa rápido a respeito. É claro, as coisas pioram porque só Jay consegue ver a criatura que a persegue e ninguém mais, deixando-a paranoica e desesperada.

O “it” do título não possui nome, é apenas um medo básico — e a criatura em si também pode ser considerada genérica. Toma a forma de qualquer pessoa, normalmente sem roupa, e anda vagarosamente até a sua vítima. É desesperador porque é algo que a vítima não pode escapar. Pode dirigir a todos os lugares, pode se mudar, mas no fim, a criatura sempre a alcançará.

O filme em si tem um ritmo lento e praticamente não tem jumpscares, o que pode não agradar muitos fãs do gênero. A história é apenas trabalhada com o conflito moral de Jay de passar ou não para frente, ou apenas ser mais uma vítima dessa corrente. É legal também a maneira que o filme se coloca diante de todas as outras narrativas de terror, sem seguir uma fórmula certa. Ao invés de enfrentar tudo sozinha, Jay conta com a ajuda da irmã e dos amigos, que passam a tentar protegê-la.

A narrativa busca tratar uma nova visão do terror. Usando o trope do monstro lento e vagaroso, que eventualmente consegue chegar a suas vítimas, o filme busca aprofundar o relacionamento das pessoas com aqueles a sua volta ao mesmo tempo em que oferece uma metáfora sobre DSTs e o dilema moral do protagonista ao passar ou não aquilo para frente.

maxresdefault

O filme tem toda uma pegada mais indie, usando uma paleta de cores mais sépia e com tons mais escuros e nada saturado. A história de Jay é narrada com calma, num ritmo que praticamente acompanha a criatura que a persegue, deixando o espectador tenso apenas por ser extremamente devagar. Ao mesmo tempo que também tem homenagens aos clássicos de terror como John Carpenter, o filme consegue se sobressair dentro do gênero. A fotografia e a trilha sonora complementam a obra, mas também sem deixar se sobressair muito da história.

Apesar de enfraquecer um pouco no final, It Follows é um filme bastante inovador no gênero de terror e que não se deixa levar por todos os outros clichês do gênero, e que vale a pena assistir. Garanto que será um daqueles filmes de terror que vão ser lembrados daqui a muitos anos como algo que procurou inovar e conseguiu.

Corrente do Mal está disponível para assistir na Netflix.

Laura
meus textos | twitter | goodreads | pinterestEscritora com um sonho distante de ter um diploma de faculdade. Fã de Hamilton e Star Wars. Lê muito e dorme pouco. Loka de muitas coisas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s