Pra aproveitar a Sexta-Feira Treze

photo5116365562589587389

DANIEL FISHEL/THRILLIST

Hoje é SEXTA-FEIRA TREZE!!! Popularmente conhecida como um dia de azar (já que o número 13 é considerado má sorte), a data acabou ganhando um lugarzinho nos nossos corações góticos de quem assiste filme de terror pra passar medo (ou sou só eu?). E já  que estamos tendo Pavê Trevoso aqui no blog (não sabe o que é? Dá uma olhada no nosso post de apresentação!), nada melhor do que juntar as duas coisas e trazer indicações de podcasts e séries do YouTube pra gente curtir a data, nem que seja só por dez minutos!

Já rolou indicação de podcasts aqui no blog (você pode ver os posts aqui e aqui), mas dessa vez a pegada é outra. Enquanto as indicações antigas focavam em histórias fictícias, muitas vezes criando mistérios que se desenrolam ao longo dos episódios, o podcast de hoje é mais parecido com um programa de rádio mesmo. O projeto Popularium, do Mundo Freak, promete “dissecar mitos, lendas e folclore de maneira a entender como eles surgiram e como eles dialogam com a sociedade.” A proposta é parecida com a do Lore, já mencionado aqui no blog, mas com um diferencial – ele é em português! E, consequentemente, fala sobre nosso folclore brasileiro, como dá pra ver já no episódio piloto sobre a Mulher do Padre.

popularium

Descrição da imagem: Uma mata fechada em preto e banco ao fundo com o player do podcast Popularium, episódio 08, na frente.

Até agora são 10 episódios disponíveis (mais o piloto), cada um com 20 ou 40 minutos. Os episódios são produzidos pelo Andriolli Costa e pelo Andrei Fernandes e são acompanhados pelo roteiro com referências e bibliografia. Os assuntos? Desde lobisomens (como vocês acharam que eu descobri esse podcast?) até os famosos botos, passando por Jurupari (legislador do mundo e senhor dos pesadelos, conhecido de quem leu O Legado Folclórico), Iara, o Negrinho do Pastoreio e Fortunas Fantasmas.

Além do Popularium, o Mundo Freak também produz o Mundo Freak Confidencial, um podcast que se diz “o Arquivo X da podosfera brasileira”. Cada episódio investiga um caso estranho desse nosso mundão, mas as temáticas são bem variadas. Dos episódios mais recentes, por exemplo, tem um sobre Satanismo, um sobre filmes malditos e um sobre IT – A Coisa. São mais de 170 episódios com uma média de 2 horas cada, então talvez escolher um com um tema do seu interesse seja a melhor pedida.

mundo freak confidencial

Descrição da imagem: A silhueta de um carrinho de bebê em frente a um fundo verde, onde se vê o perfil de um rosto de mulher. O player do podcast Mundo Freak Confidencial, episódio 168, na frente.

Mas podcasts podem não ser bem a sua praia e você pode prefirir assistir vídeos no YouTube. Não precisa se preocupar, porque tem mais indicações aqui, minha gente! Começando pelo BuzzFeed Unsolved. A série, produzida pelo canal BuzzFeedBlue, na verdade se divide em duas: o BuzzFeed Unsolved True Crime e o BuzzFeed Unsolved Supernatural. O primeiro analisa e expõe crimes reais e o segundo vai atrás de histórias sobrenaturais, sejam elas o Triângulo das Bermudas ou ilhas mal assombradas cobertas de bonecas e aranhas. E, claro, é desse segundo que eu vou falar.

 

As duas séries são apresentadas pelas mesmas pessoas – Ryan Bergara e Shane Madej. Acontece que o Ryan é a pessoa mais preparada e assustada que você já viu na vida. E o Shane não acredita em absolutamente nada. O que, como esperado, resulta em momentos hilários quando os dois resolvem dormir na sala  de casas mal assombradas ou no quarto mais assombrado de um cruzeiro.

Os primeiros episódios da primeira temporada (são sete no total, com duração de 9 a 46 minutos) possuem legenda em inglês, mas os da segunda temporada (essa com 10 episódios de 13 a 25 minutos), não ): Se você manja bem o inglês, pode assistir sem medo. E aproveita que uma terceira temporada começa HOJE.

Imagem relacionada

Descrição do gif: Shane Madej, capturado em uma câmera de visão noturna, falando para alguém fora da tela “Hey there, demons. It’s me, ya boy / E aí, demônios. Sou eu, seu mano.”

Mas caso inglês não seja lá a sua praia, a gente volta pra temática folclore brasileiro de terror!! O Imaginário é uma web série brasileira de horror com episódios curtinhos, de 3 a 5 minutos, cuja primeira temporada explora os mitos brasileiros. No total, são 11 episódios, cada um focando em uma criatura diferente. O primeiro já é sobre o diabinho na garrafa, mas também tem episódio sobre o curupira, sobre os botos, sobre sereias e por aí vai. A playlist é essa aqui!

E aí, deu pra se preparar pra sexta-feira treze? Lembra também que estamos em outubro e no final do mês agora tem Halloween! Mesmo que a data não seja muito comemorada aqui no Brasil (onde o dia 31 é dia do saci!!), ainda dá pra se divertir bem – seja levando uns sustos ou dando altas risadas.

Emily
meus textos | twitter | instagram | goodreads
Graduada em Letras. Ama monstros e cachorros e, principalmente, lobisomens. Puxa o erre, adora parênteses e quase nunca usa o plural direito.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s