The Incredible Jessica James: uma delicada comédia dramática

A Netflix anda lançando bastantes filmes originais esse ano e quase sempre são obras bem interessantes. Um deles, que já estreou há algum tempo, me chamou bastante atenção e resolvi vir falar um pouco sobre ele aqui hoje. Você já assistiu The Incredible Jessica James?

444

O longa, dirigido por James C. Strouse e estrelado pela Jessica Williams, conta a história da protagonista que dá nome ao filme, Jessica James, essa jovem dramaturga que vive em Nova York e acabou de terminar com o seu namorado. Entre tentar fazer o seu sonho se tornar real, lidando com a frustrações que isso pode causar, e tentando superar o término do seu relacionamento, nós acompanhamos a vida de Jessica ao conhecer uma nova pessoa e suas batalhas como professora de dramaturgia de uma turma de crianças.

O filme na Netflix tá categorizado como “comédia romântica”, mas eu não sei se eu concordo com a denominação. Sim, existe esse foco na parte romântica da vida da Jessica e da sua relação com Boone, esse cara mais velho e divorciado de quem ela acaba se aproximando, mas eu acho que o filme tá mais pra uma “comédia dramática”. The Incredible Jessica James é sobre essa protagonista maravilhosa e todos os pormenores tão relacionáveis da sua vida.

Sem Título-7.png

Quando assisti ao filme, eu nem sabia sobre o que seria direito (porque a Netflix fez um trabalho fantástico de divulgação, rs), então tudo foi uma grande surpresa. Com essa pegada de filme indie, The Incredible Jessica James conta uma história engraçada, emocionante e que não falha em te dar um quentinho no coração. Eu me apaixonei pela Jessica logo na primeira cena, porque é muito fácil entender os sentimentos dessa jovem otimista que não desiste dos seus sonhos artísticos, embora seja bem frustrante às vezes. Jessica James é uma mulher espirituosa, alegre e que, apesar de todos os seus problemas, tá sempre pronta pra tentar de novo e de novo. Pelo menos em outros departamentos que não sejam sua vida amorosa.

The Incredible Jessica James aborda bastante sobre como Jessica se sente após o fim do seu namoro e esse é um dos pontos interessantes no filme, a forma como a protagonista vai lidando com o término desse relacionamento e como vai entendendo melhor os seus sentimentos pelo seu ex. Acabei até mesmo me sentindo triste pela Jessica algumas vezes, vendo como a representação dessa sua caminhada foi exposta de forma tão natural e real no filme. O que eu já não posso dizer sobre o desenvolvimento da relação da Jessica com o Boone.

Sem Título-3

Infelizmente eu não gostei muito do desenvolvimento geral da relação do que seria o casal principal desse filme (que, lembre-se, tá classificado como comédia romântica). No real, o problema é que eu não gostei muito do Boone, esse homem de meia idade, obcecado pela ex-esposa e que se envolve nessa amizade com benefícios com a Jessica. Umas cenas ou outras foram bem fofinhas e legais, mas não ajudou muito em me fazer realmente shippar o casal.

Mas, como disse, existe muito mais sobre esse filme do que o romance, então eu ainda acabei amando muito The Incredible Jessica James. É muito legal ver toda a jornada da Jessica e todas suas outras relações. Acabamos vendo como é o convívio da jovem com sua família, que não parece apoiar muito as suas escolhas; e principalmente sua amizade com Tasha, a melhor amiga que sempre tá ao seu lado pra apoiá-la em seus sonhos e consolar nas decepções.

Sem Título-4.png

Mas, pessoalmente, minhas partes favoritas no filme eram os momentos em que a Jessica estava dando aula para as crianças. As interações da personagens com os alunos eram maravilhosas e sempre acabavam nos mostrando um pouco mais sobre a Jessica. Uma das alunas, Shandra, com quem Jessica se identifica bastante, tem ótimas cenas com sua professora e eu sou completamente apaixonada por todas elas. As duas contracenam, na minha opinião, as melhores cenas em The Incredible Jessica James!

E não dá pra não falar como é importante ter uma personagem como a Jessica sendo interpretada por uma atriz negra! É bem difícil a gente encontrar personagens negras que tenham esse desenvolvimento que Jessica James tem, sendo apenas uma jovem comum com suas dúvidas e inseguranças. Por exemplo, quantos personagens negros vocês lembram de serem representados em uma carreira criativa como a da Jessica?

É importante sim a representação de personagens negros marginalizados e histórias focando em seus dramas raciais, mas o problema é quando essa é a única coisa que vemos por aí. Ter uma protagonista como Jessica James, uma mulher negra, dona de si e em busca de sua carreira artística, é algo que ainda tá em falta e o que eu apreciei muito encontrar em The Incredible Jessica James.

O filme infelizmente não parece ter feito tanto sucesso, principalmente porque muita gente nem ao menos parece ter assistido ou sabido de sua existência (mas nem vou entrar nesse assunto, porque já reclamei do marketing seletivo da Netflix nesse post aqui). Eu até mesmo fico pensando se The Incredible Jessica James seria tão esquecido assim se fosse protagonizado por, sei lá, Zoe Kazan. Enfim, reflexões.

Se está procurando algo bacana e tranquilo pra assistir numa tarde e acabar com o seu coração quentinho e um sorriso no rosto, abram a Netflix e ASSISTAM THE INCREDIBLE JESSICA JAMES! Garanto que não vai se arrepender.

Sol
meus textos | twitter | skoob | goodreads | filmow
Escritora de histórias bregas e especialista em procrastinação. Apaixonada por cultura pop, acredita que toda história tem potencial pra ser uma boa comédia romântica e tá sempre pronta pra indicar uns chás.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s