Deidra & Laney Assaltam Um Trem: uma sessão da tarde mas nem tanto

Deidra e Laney Assaltam um Trem 1

O filme Deidra e Laney Assaltam Um Trem (dirigido por Sidney Freeland) chama atenção já de cara pelo seu título, no mínimo, inusitado. Você poderia esperar algo do tipo num típico filme “sessão da tarde”, mas no âmbito de filmes “independentes” que têm sido apresentados como originais Netflix na plataforma de streaming, acaba por se destacar.

A forma como a narrativa é estabelecida, em tom de comédia, e até mesmo a própria história simples bem que poderia encaixar esse filme facilmente numa sessão da tarde. No entanto, temos que o fato de evitar ou de subverter clichês já o diferencia. A situação apresentada é a de um momento caótico na vida de Deidra e Laney Tanner (respectivamente Ashleigh Murray e Rachel Crow, ambas estreantes em filme de maior destaque), quando a mãe das duas é presa por ter um momento de estresse que a leva a quebrar objetos da loja onde trabalha. Assim, ambas precisam lidar com as contas, o cuidado com o irmão mais novo Jet, a fiança e defesa da mãe, além de todos os problemas mais “comuns”, como a entrada na universidade e o mundo “selvagem” do ensino médio.

A história é contada principalmente na perspectiva de Dreida, mais velha e responsável pelos ambos irmãos na ausência da mãe. A garota tem muitas chances de conseguir ser aceita em uma boa universidade, entretanto a questão financeira e instabilidade na família se colocam como empecilhos. Entretanto, Dreida logo de início é mostrada como alguém com bastante força de vontade e desenrolada para resolver os problemas. Não à toa, é dela que surge a grande solução para os problemas da família: o roubo de trens.

Deidra e Laney Assaltam um Trem 5

Assim, a trama começa a se desenvolver de forma mais encadeada com as dificuldades de Dreida e Laney enquanto se envolvem nos roubos. De forma leve e engraçada, as situações em torno disso nunca chegam a causar uma tensão muito forte, considerando que, apesar de a princípio se apresentar como a principal trama do filme, não são os assaltos que realmente tocam quem assiste.

O que nos mantém de olhos grudados no filme são as próprias personagens e como se desenrolam as relações entre elas. As angústias de Dreida em relação à sua ida ou não para a universidade, os seus conflitos entre parecer precisar escolher entre ser sincera com a família e conseguir alcançar seus sonhos, as tentativas de manter a família bem apesar de todos os problemas. As dificuldades de Laney em lidar com sua timidez e sentimentos de inferioridade, a necessidade de ser mais considerada pela família, o apoio total dado à irmã embora por vezes se sinta menosprezada pela mesma. A forma como Marigold, mãe das meninas e de Jet, vai se transformando em outra pessoa aos nossos olhos durante o decorrer da história. As tentativas falhas e amorosas de Chet, pai distante, de se aproximar e acertar a mão em como cuidar dos filhos. Importante vantagem é que a maior parte das personagens principais, não só as já citadas, têm algum tipo de desenvolvimento, se mostrando ao final de um jeito diferente como as conhecemos no início.

Deidre and Laney Rob a Train

Além disso, apesar do tom descontraído e de comédia, o filme não deixa de lado importante questões sociais ao apresentar os diversos preconceitos que Dreida e Laney precisam passar, enfrentando principalmente a ideia de que elas nunca poderiam ser “alguém na vida”, por terem nascido sendo que são (negras, pobres, de periferia), revelando as questões de machismo, racismo e classe de forma destilada e certeira ao logo da trama.

Enfim, Dreida e Laney Assaltam Um Trem é um ótimo filme para assistir quando se está querendo algo divertido e com um draminha leve, ou seja, como já dito, bem sessão da tarde, mas fugindo da curva de clichês que se poderia esperar encontrar!

Deidra e Laney Assaltam um Trem 2

Marina
meus textos | filmow | skoobMilitante do Levante Popular da Juventude, de esquerda, feminista, lésbica e afrontadora da família tradicional brasileira. Nas horas vagas, estuda Direito, devora quadrinhos, lê livros, assiste filmes e algumas séries.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s