Procurando contos de Natal bem brasileiros e com personagens LGBTQ+? Que tal Todas as cores de Natal?

todas as cores do natal

Não é novidade que eu adoro ler contos de autores independentes – e falar sobre eles. Aqui no blog, já resenhei história de terrorde romance contemporâneo e com personagens do nosso folclore, e tô sempre procurando outros tantos pra conhecer novos autores ou só pra ter algo pra ler quando aquela preguiça de começar um livro novo bate. Então não é nem novidade que eu ia ficar ANIMADA quando a Página 7 anunciou, no começo do mês, a coletânea Todas as cores do Natal, com cinco autores escrevendo histórias bem brasileiras, bem natalinas e, claro, cheias de representatividade!!

A proposta da coletânea é, justamente, apresentar histórias com personagens LGBTQ+ (o que a gente já vê direto na capa, lindona!), indo desde amigos secretos no curso de inglês a garotas mágicas e sereias. E, olha, já fica o aviso – as chances de você chorar lendo cada continho são altas. Eu mesma chorei em pelo menos dois deles. Ficou curioso? Então vem ler mais!

Todas as cores do Natal começa, justamente, com o  conto do Vitor Martins (que fez a capa da coletânea!!). Você já deve conhecer o Vitor do canal no YouTube dele ou do livro que ele lançou esse ano, Quinze Dias, e, se conhece, já sabe o que esperar. O estilo do Vitor é super divertido, contemporâneo e cheio de piadas e referências na medida certa! Os protagonistas dele são fáceis de se relacionar e gostar e, quando você menos espera, tá torcendo por eles como se a sua vida dependesse disso. Não quero dar muito spoiler, mas, olha, se prepara porque Vinte Bombons de Banana vai te fazer rir muito – mas também sentir bastante vergonha alheia, conforme a gente acompanha o Renato, um garoto que está a pouco tempo no cursinho de inglês novo e se vê tirando o crush no amigo secreto de fim de ano.

O próximo conto é o da Bárbara Morais, autora da trilogia Anômalos. Garotas Mágicas Super Natalinas acompanha a Sofia, Guerreira da Sinceridade e Guardiã da Verdade, uma garota mágica de Brasília que se vê obrigada a descobrir o amor em menos de um mês se ela quiser continuar fazendo seu trabalho. O problema é que Sofia não tem a menor ideia de como arranjar um namorado ou namorada – e talvez ela nem queira isso.  Como toda boa história com garotas mágicas, nós temos super poderes com nomes pomposos, amizades lindas de se ver e cenas de lutas bem loucas – principalmente quando a gente lembra que isso se passa em dezembro. Ou seja, vai ter decoração de Papai Noel possuída e muito desespero até tudo se resolver. Garotas Mágicas Super Natalinas é um conto incrível não só pela importância da amizade das protagonistas, mas também por apresentar a assexualidade de um jeito tão natural e bem explicado, sem ser didático. Eu chorei várias vezes lendo esse continho e nem me envergonho (muito) por isso, viu?

O terceiro conto da coletânea é do Lucas Rocha: A aventura do Peru de Natal. Aqui, o protagonista é o Danilo e a data é a véspera de Natal. Esse conto é pra quem já passou por ALTAS AVENTURAS em uma das datas mais comemorativas do ano (quem não tem uma história tragicômica de Natal pra contar?) e ainda assim saiu por cima. Quando a mãe dele vai pra missa e o deixa encarregado de levar o peru de Natal pra casa da avó, a cinco quarteirões da casa deles, Lucas não podia imaginar que ele se veria preso no carro do garoto por quem ele tem uma quedinha a algum tempo, o cachorro da vizinha e o tal peru – tudo isso no meio de uma tempestade. A aventura do Peru de Natal é um conto hilário, que sabe dosar o humor e os momentos mais pesados muito bem.

Entremarés, de Alliah, se passa na semana do Natal, quando um grupo de amigos resolve ir passar a data em uma ilha pra poder curtir a companhia uns dos outros. Só tem um problema – já no primeiro dia eles são visitados por criaturas mágicas do oceano, como uma sereia e um tubareio, e coisas estranhas começam a acontecer. Logo eles descobrem que isso é culpa da poluição dos mares, mas só esse conhecimento não vai ajudá-los e eles precisam agir. O conto é desses que te tiram da zona de conforto mas também te ensinam muita coisa, e a solução que os personagens arranjam pra lidar com tudo é exatamente o que você esperaria de um grupo de amigos da nossa geração – ou seja, não tem como não se relacionar.

E , pra fechar a coletânea, vem a Mareska Cruz com Os Quinze Natais de Benedita. Já vou avisando – esse foi o segundo conto que me fez chorar (e não fui a única – vi várias outras pessoas dizendo a mesma coisa), MAS NÃO DESISTA!! A Mareska escreve uma história linda sobre a relação da sua protagonista, a Benedita, com a data – e como as coisas mudaram quando ela ainda era criança. Anos depois, os primos, Rafael e Maria Pia, e a melhor amiga e possível-crush, Domitila, tentam ajudá-la a voltar a gostar do Natal, mas talvez a melhor forma de resolver isso seja deixar Benedita seguir seu próprio caminho. O conto é muito lindo, bem emotivo e cheio dos desastres natalinos típicos em família, o que te faz rir. E também tem cachorros!!

Todas as cores do Natal nos apresenta histórias divertidas e cheias de amor e esperança, exatamente o que a gente procura nessa época de fim de ano. Seja pra fugir um pouco da realidade ou pra sentir o coração ficar mais quentinho, essa é uma ótima pedida pra quem gosta de literatura juvenil. Pra quem ficou curioso, o ebook está disponível na Amazon (e também está no Kindle Unlimited!). Se você ler, comenta aqui embaixo qual foi o seu favorito e não esquece de deixar suas resenhas lá, no Goodreads e no Skoob, e fazer propaganda! É sempre bom divulgar literatura brasileira e é rapidinho também, né mesmo?

Emily
meus textos | twitter | instagram | goodreads
Graduada em Letras. Ama monstros e cachorros e, principalmente, lobisomens. Puxa o erre, adora parênteses e quase nunca usa o plural direito.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s