Por onde começar a ler Agatha Christie?

murder-on-the-orient-express-banner-art1

#pracegover: imagem do elenco de Assassinato no Expresso Oriente, incluindo Michelle Pfeiffer, Judi Dench, Kenneth Brannagh como Poirot, Josh Gad e Daisy Ridley.

Com a recente estreia no cinema de Assassinato no Expresso do Oriente, vi bastante gente se perguntar por onde começar a ler Agatha Christie. O fato é que Agatha Christie é a rainha dos livros de mistérios, tendo escrito mais de oitenta obras durante toda sua carreira.

Agatha Christie só começou a publicar depois dos 30, após sua irmã a ter desafiado e dito que ela não conseguiria escrever um livro sobre assassinato. Pois dito e feito: Agatha levou o desafio tão a sério que deixou uma das obras mais prolíferas para trás, e uma carreira de sucesso. Suas obras foram adaptadas para o cinema, para o rádio e para o teatro, e há pouquíssimas pessoas que não conheçam pelo menos um de seus livros.

Eu sou fã de carteirinha da Senhora Christie, então resolvi escrever esse post com algumas recomendações de livros para os interessados.

Agatha Christie, com seus mais de oitenta livros, criou mais do que um detetive. Seu mais famoso é Hercule Poirot, mas também temos Miss Marple — uma senhorinha que investiga mistérios na sua cidade natal — os detetives Tommy e Tupence e também Parker Pyne. Com 66 livros e 14 contos, Agatha Christie fez um excelente trabalho e deixou-nos uma lista extensa de leitura.

Quero fazer um adendo antes de começarmos — sou fã de carteirinha tanto da Agatha quanto do Poirot, então grande parte dessa lista são recomendações que incluem o detetive belga. Apesar de não querer fazer propaganda do filme (tendo em vista que o elenco conta com Johnny Depp), creio que o Assassinato no Expresso do Oriente é um dos livros mais incríveis da carreira da autora, e o filme é uma boa adaptação. Se você foi ver o filme e gostou, é um bom lugar pra começar.

Os livros de Poirot até tem uma certa linearidade, e seguem a fórmula de detetive muito bem, sendo narrados muitas vezes pelo melhor amigo de Poirot, o Coronel Arthur Hastings, aposentado da guerra. Eles se conhecem em O Misterioso Caso de Styles, que apesar de não ser um dos meus favoritos, tem um pouco de background da história que acompanhamos a partir daí.

Contudo, nenhum desses romances tem linearidade e podem ser lidos em qualquer ordem. Poirot faz menção a casos passados, mas nada que impeça o leitor de continuar. Você pode ler esses romances da lista na ordem que quiser, e depois voltar e começar de novo. Essa é uma das melhores partes.

agatha2b01

Capas brasileiras sendo publicadas pela editora HarperCollins aqui no Brasil.

 

Então vamos lá!

  • Morte no Nilo

Morte No Nilo é um dos meus mistérios favoritos, por ser tão bem elaborado e bem encaixado. Durante as férias de Poirot, ele está num cruzeiro que desce o rio Nilo e um dos passageiros morre misteriosamente. Cabe a ele descobrir quem é o culpado. A narrativa é rápida e fácil, e o mais legal é que temos várias descrições de templos no Egito que a própria Agatha visitou.

  • O Assassinato de Roger Ackroyd

Esse livro praticamente INVENTOU o plot twist. Com uma narrativa fascinante, acompanhamos Poirot em uma investigação sobre a morte de um velho milionário, interrogando suspeitos. Eu nunca vou superar o final dele, de verdade.

  • Cartas na Mesa

Esse é um dos meus livros favoritos porque ele tem uma premissa fascinante. Um excêntrico milionário resolve dar um jantar e seus convidados não poderiam ser mais diferentes — quatro pessoas que investigam e resolvem crimes, e quatro pessoas que os cometem. Quando o anfitrião é assassinado, cabe a Poirot e os outros detetives presentes descobrir quem é o culpado.

  • O Segredo de Chaminés

O segredo de Chaminés é o único livro da lista que não tem Poirot. É um misto de mistério e romance, e envolve os herdeiros de uma casa tentando descobrir as origens de um assassinato. Tem romance, identidade falsa, mistério, mordomos, e tudo que tem de bom em uma história clássica de mistério.

  • Depois do Funeral

Após ir a um funeral de um velho rico, Poirot descobre que o morto pode ter sido assassinado. É preciso fazer uma investigação com todas as pessoas presentes, tentando reconstruir o que aconteceu, e também descobrir as origens de um quadro misterioso.

  • Seguindo a Correnteza

No original, Taken at The Flood, é um dos mistérios mais inteligentes da autora e também um dos melhores assassinatos já planejados na literatura. Não quero dar spoilers, mas é uma resolução absolutamente fantástica. O cenário também é interessante pois a autora explora um pouco mais o cenário pós segunda guerra e os sentimentos de todos.

  • Encontro com a Morte

Encontro com a morte é um daqueles livros que todos são suspeitos porque a vítima é simplesmente péssima e todos desejam que ela morra. O cenário é Petra, na Jordânia, e é mais um dos livros inspirados nas viagens de Agatha com o marido arqueólogo.

  • Poirot Perde Uma Cliente

Esse é um dos livros diferentões simplesmente porque a única pessoa a ser testemunha do crime cometido é um cachorro, e portanto, ele não pode dizer o que houve no dia em que sua dona foi encontrada morta. É especialmente legal porque o cachorro chama Bob e ele é bem importante pra narrativa. #prioridades

  • Os Assassinatos ABC

Esse foi o primeiro livro de Agatha Christie que eu li, e acho que é uma ótima introdução. Temos tanto Hastings quanto Poirot investigando crimes que parecem ser de um serial killer, mas há um mistério maior por trás disso.

  • O Natal de Poirot

O Natal de Poirot é um daqueles livros inesquecíveis por conter um mistério quase impossível de se resolver. Um homem convida todos os parentes que disputam sua herança para passar o Natal em sua casa, mas ele morre e deixa um problema: sua porta estava trancada, e a janela também. É um dos meus livros favoritos, e uma leitura imperdível.

0d458_mg_2561

Eu gostei muito desses, pode-se dizer até que são alguns dos meus favoritos. Há mais algumas recomendações, claro, e estou sempre pronta para conversar mais sobre Agatha Christie. Algumas recomendações extras incluem: Murder is Easy, Three-Act Tragedy, Lord Edgware Dies. Infelizmente, alguns desses ainda não foram publicados em Português, e ficamos no aguardo.

E vocês? Quais são seus livros preferidos da rainha do crime?

Laura
meus textos | twitter | goodreads | pinterest 
Escritora com um sonho distante de ter um diploma de faculdade. Fã de Hamilton e Star Wars. Lê muito e dorme pouco. Loka de muitas coisas.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Por onde começar a ler Agatha Christie?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s