3 programas de variedade para ver na Netflix

Quase se fala em Netflix todo mundo automaticamente pensa em séries e filmes, e então outros conteúdos acabam se perdendo em meio a tudo que é disponibilizado no serviço de streaming. Por isso, decidi fazer esse post sobre algo que amo assistir e que preenche boa parte da minha lista da Netflix: programas de variedade sul-coreanos.

variety

[#PraCegoVer: Na esquerda, um pôster mostrando o nome em hangul do programa ‘Abnormal Summit’ e o seu elenco; no centro, o pôster mostrando nome e os integrantes do programa ‘Homens com Missão’; e a direita, um poster mostrando nome e elenco do programa ‘Chef & My Fridge’.] 

Os programas de variedade são aqueles que misturam vários formatos — é meio talk show, pode ter jogos e esquetes, às vezes tem culinária e às vezes tem matérias no maior estilo jornal. Uma coisa é garantida, você vai se divertir muito assistindo.

Abnormal Summit

PS15070300096

[#PraCegoVer: Reunidos atrás de uma grande mesa de madeira estão os representantes do programa Abnormal Summit na seguinte ordem, da esquerda para a direita — Zhang Yuan (da China), Carlos Gorito (do Brasil),  Sam Okyere (de Gana), Andreas Varsakopoulos (da Grécia),  Tyler Rasch (dos EUA),  Guillaume Patry (do Canadá), Przemysław Krompiec (da Polônia),  Alberto Mondi (da Itália), Nakamoto Yuta (do Japão), Samy Rashad (do Egito),  Daniel Lindemann (da Alemanha) e Nikolai Johnsen (da Noruega). Ao centro, os três apresentadores, também da esquerda para a direita: Jun Hyunmoo, Yoo Seyoon e Sung Sikyung.]

Também conhecido como Non-Summit, o programa simula a cúpula da ONU, em que cada país envia um representante para debater assuntos de importância mundial. Quem media o debate são três celebridades coreanas: Hyunmoo, um apresentador de TV; Sikyung, um cantor; e Seyoon, um comediante.

O programa tem um painel fixo, que atualmente inclui representantes dos Estados Unidos, Canadá, México, França, Itália, China, Japão, Suíça, Alemanha e Paquistão; mas já passaram pelo programa representantes de diversos locais, como Grécia, Índia, Nepal, Gana e até do Brasil! Toda semana eles recebem um convidado que representa a Coreia do Sul e traz uma questão para debate.

O propósito original de Abnormal Summit era mostrar a cultura coreana através dos olhos estrangeiros, o que é bem “brancos se metendo onde não devem”. Mas ao longo do caminho, o programa acabou se tornando um dos espaços de debate mais legais da televisão, onde representantes de países historicamente privilegiados como os Estados Unidos podem rever seus privilégios e temas considerados tabus são examinados minuciosamente.

Como não existe uma narrativa para você acompanhar, eu queria recomendar alguns dos meus episódios favoritos: episódio 2 (do melhor de 2014-2016), no qual a dupla Haha & Skull trouxeram um debate sobre educação sexual; episódio 1 (de 2017), que discute diferença salarial entre homens e mulheres; episódio 2 (de 2017), que pela primeira vez trouxe várias mulheres como representantes e abordou igualdade entre os sexos no ambiente de trabalho; episódio 20 (de 2017), que discutiu a crise entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

Homens Com Missão

283c6b46f280e8a33fa3ba8cf37cd8ca529253d9_hq

[#PraCegoVer: Sentados sob carteiras numa sala de aula estão os integrantes do elenco do programa Homens com Missão. Da esquerda para a direita,  eles são: Lee Sangmin, Seo Janghoon, Kim Heechul, Kim Youngchul, Min Kyunghoon, Lee Soogeun e Kang Hodong.]

Diferente da primeira indicação, Homens com Missão (também conhecido como Knowing Bros ou Ask Us Anything) é um programa 100% de humor. Boa parte do programa se passa numa sala de aula, onde o elenco composto pelo músico Sangmin, o ex-atleta Janghoon, o cantor Heechul, o comediante Youngchul, o cantor Kyunghoon, o comediante Soogeun e o apresentador Hodong se porta como estudantes do ensino médio.

Semanalmente, chegam celebridades que se portam como alunos transferidos e que devem se apresentar à turma, escolher parceiros de aula, etc. No final do programa é sempre apresentado um esquete onde convidados e elenco atuam juntos recriando cenas clássicas de filmes, séries e doramas e fazendo referências a vários episódios da cultura pop sul coreana.

Além de contar com ótimas piadas, os convidados também são incríveis, indo desde estrelas do k-pop a atrizes de renome internacional. Vou aproveitar para indicar alguns dos meus episódios favoritos: episódio 4 (do melhor de 2015-2016), que teve como convidadas as integrantes do girlgroup I.O.I e teve uma das melhores esquetes do programa até o momento, onde o elenco recriou o Produce 101 (programa de audição que criou o I.O.I); episódio 14 (do melhor de 2015-2016), que contou com o grupo INFINITE que já são engraçados por si só e, juntos ao elenco, formaram um excelente time.

Da temporada de 2017, tem o episódio 1, que mostrou o elenco cumprindo promessas que fizeram caso a audiência do programa atingisse 5%; episódio 4, que teve o boygroup BTOB como convidado; episódio 14, que trouxe as meninas do Red Velvet, consideradas as responsáveis pelo aumento da audiência do Homens com Missão; e os episódios 18 e 19, cujo grupo convidado foi o Girls’ Generation, causando um dos maiores picos de audiência da história do programa.

Vou deixar aqui também a informação que os episódios 15, 17 e 24 têm como convidados os grupos EXO, BLACKPINK e BTS, respectivamente; alguns dos grupos favoritos entre o fandom brasileiro de k-pop, então corre lá pra conferir esses episódios.

Chef & My Fridge

13095226

[#PraCegoVer: Numa cozinha está o elenco do programa Chef & My Fridge, da esquerda para a direita são eles: Mihal Ashminov, Kim Poong, Sam Kim, Jeong Gaeun, Kim Sungjoo, Jung Hyungdon, Hwayobi, Choi Hyunseok e Jung Changwook.]

Esse programa é pra os amantes de Masterchef, Bake Off e todos os outros programas de culinária. Também conhecido como Please Take Care of My Refrigerator, o programa conta com dois apresentadores: Kim Sungjoo e Jung Hyungdon, nas temporadas de 2014 a 2016; e Kim Sungjoo e Ahn Junghwan, a partir de 2017.

A dinâmica é simples, mas inovadora e muito divertida: toda semana o programa recebe dois convidados, sempre celebridades, que vão mostrar o que tem dentro das suas geladeiras. Não tem como fugir, mentir ou limpar a geladeira antes. A equipe do programa leva a geladeira ao estúdio e ela é examinada pelos apresentadores.

Chef & My Fridge conta com um painel de chefs renomados que vão tentar preparar refeições em até 15 minutos apenas com o que tem dentro da geladeira do convidado. E tem mais: as refeições têm que estar dentro de um conceito selecionado pelo dono da geladeira e ela vai ser provada por todos. No final, o convidado vai decidir qual prato o agradou mais e o chef vencedor ganha uma estrela.

Só a parte de “sequestrar” uma geladeira já é o bastante pra prender a atenção. Você consegue conhecer muito sobre as pessoas a partir do que elas têm na geladeira. E o segmento da criação dos pratos é um show a parte, já tiveram episódios em que tudo que os chefs tinham eram macarrão instantâneo e legumes, pois todos os outros ingredientes tinham passado da validade. Mas eles sempre conseguem criar pratos incríveis.

Agora anota aí alguns dos melhores episódios, segundo eu mesma: do melhor de 2014-2016, os episódios 5 e 6 que tem Taeyang e G-Dragon, da banda Big Bang, como convidados; da temporada 2017, também os episódios 5 e 6 com a atriz Lee Sookyung e a cantora Hyolyn; o episódio 11, com a comediante Lee Gookju; e o episódio 17, com o cantor Lee Hongki, da banda F.T. Island.


E aí, está pronte pra começar o ano novo descobrindo novos programas pra te acompanhar durante 2018? Depois conta aqui nos comentários o que achou das indicações. Espero que vocês curtam esses programas tanto quanto eu! Feliz 2018 pra todes.

Rebeca de Arruda
meus textos | twitter | goodreads
Social Media, formada em Jornalismo, entusiasta do k-pop e doramas. Lê livros demais, vê séries demais e uns filminhos também. Não faz amizade com quem não curte k-pop. Vive para problematizar (e amar) a cultura pop.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s