Harriet A Espiã, Nancy Drew o quê? Aqui é Irene Lee, rapá!

 

irene lee

Tamanho nem sempre é documento. E quantidade não quer dizer qualidade. E muitas vezes, um bom curta pode ser tão bom quanto (ou até mais) um longa metragem. Hoje trago um curta que é a prova disso, uma história encantadora, com produção impecável e de encher os olhos, com protagonista leste-asiática-americana e com roteiro e direção também. Com vocês, Irene Lee, Girl Detective, dirigido e roteirizado por Yulin Kuang.

Falando de um tipo de filme bem específico e voltado para o público infanto-juvenil, você com certeza já deve ter visto algum assim: crianças protagonistas (brancas) vivendo altas aventuras no seu jardim, sua vizinhança, num dia forte de sol ou até mesmo em casa, sozinhas ou com uma trupe de amigos. Tem inúmeros filmes assim tipo Sessão da Tarde e você deve conhecer pelo menos um – ou vários, porque sério, tem muitos. E ainda assim, é muito difícil encontrar um filme com protagonista mirim não branco, numa narrativa leve, divertida e cheia de aventuras, podendo ser o centro da história ao invés das meninas brancas que vendem limonada na esquina. 

irene lee4.png

Livros infanto-juvenis como Harriet, a Espiã e Nancy Drew são alguns exemplos de meninas (brancas) detetives em que suas histórias fizeram tanto sucesso, que é claro, há adaptações para TV e cinema. E provavelmente deve ter mais. Além dos clássicos filmes dos anos 90 e 2000, como já falei acima. Mas hoje, o holofote não é pra elas. É para essa pequena detetive chamada Irene Lee, que também adora resolver mistérios e abre uma barraquinha em frente de sua casa oferecendo seus serviços.

Com menos de 7 minutos de duração, mesmo que a história seja curta e simples é muito completa e de aquecer o coração. Irene Lee estava à procura de aventuras e mistérios para resolver, mas o problema é que tudo em sua vizinhança parecia estar bem resolvido. E acompanhamos a jornada da pequena detetive à procura de mistérios para resolver e resolver o mistério do por quê não há mais mistérios.

irene lee5.png

O curta tem narrador de fundo e isso lembra uma história de um livro infantil ilustrado, com rimas e muito entusiasmo ou até mesmo filmes de adaptações de livros ou que querem trazer um filme como se fosse uma história sendo contada. Isso aliado à toda produção de cenografia, iluminação e toda composição visual, além é claro, da trilha sonora suave, otimista e divertida fazem com que Irene Lee seja o centro da sua própria aventura e brilhe mais ainda. Os cenários e cores são tão vivos e cheios de vida, assim como a imaginação de uma criança e a procura por aventura de uma.

irene lee6.png

Toda a produção caprichada combina muito com o espírito e entusiasmo da pequena detetive e é por isso que digo que um curta pode ser tão bom quanto um longa metragem. Irene Lee, Girl Detective tem uma narrativa completa de início ao fim, cheia de aspectos que compõem uma boa história infanto-juvenil. Com uma produção visual de encher os olhos e que simbolizam muito o otimismo, espírito aventureiro, curioso e cheio de entusiasmo de uma criança, uma trilha sonora fantástica e um narrador contador de histórias; esse curta materializa não só o olhar e alma de uma obra infanto juvenil como nos traz uma protagonista mirim leste asiática da diáspora, que pode ser protagonista das mesmas histórias de centenas de meninas brancas, sem ser rotulada por isso, com dias normais numa história leve, cheia de coração, otimismo, perseverança e amizade.

Caso você tenha ficado interessade em assistir, o link para o curta está logo abaixo:

 

fotobio27 Lari
meus textos | twitter | goodreads | filmow Designer gráfica, artista visual, ilustradora e aspirante a quadrinista. Faz dancinhas aleatórias pra tudo. Canta músicas icônicas da MPB para seus personagens preferidos como declaração de amor. Grita como forma de expressão.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s