Let’s Eat: um dorama para quem ama boas histórias e culinária

De acordo com a lenda, no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. E por isso hoje, na quarta-feira de Cinzas, o Pavê te apresenta a um dorama para começar o ano com o pé direito e que vai te fisgar pelo estômago e pelo coração.

lets-eat-korean-poster

[#PraCegoVer: Da esquerda para a direita temos os personagens Kim Hakmoon, Lee Sookyung, Koo Daeyoung e Yoon Jinyi. Cada um deles está rodeado pelos mais diversos pratos.]

Let’s Eat é um dorama que mistura romance, amizade, mistério e muito foodporn. Garanto que é impossível não se encantar por essa história.

O dorama está indo para a sua terceira temporada, mas nesse post vou focar na primeira, que foi ao ar em 2013 e conta com alguns nomes conhecidos no elenco, como Yoon Doojoon — que participou de IRIS 2 e é um integrante do boygroup Highlight.

Let’s Eat conta a história de pessoas que se aproximam devido ao seu amor pela comida. Focando na personagem Lee Sookyung, que desde que se divorciou tem dificuldade em visitar restaurantes já que as porções são grandes demais para uma pessoa só e também por não querer explicar por que está sozinha, então ela sempre acaba comendo sozinha no seu apartamento.

dDkvF

[#PraCegoVer: Sookyung está sozinha numa mesa e encara avidamente um prato de comida que está a sua frente.]

Até que um dia Jinyi se muda para o apartamento ao lado. Apesar do seu pai ter sido preso por lavagem de dinheiro, Jinyi encara a experiência de morar sozinha como uma oportunidade única e incrível por acreditar na inocência de seu pai e esperar que logo ele seja solto.

Ela organiza uma lista de coisas a fazer quando se mora sozinha e, uma delas, é se tornar amiga da sua vizinha. Decidida em tornar isso uma realidade, Jinyi sugere que ela, Sookyung e o vizinho delas, Dayoung criem um clube com o objetivo de fazer as refeições juntos e explorar os recantos gourmet da cidade.

Parece uma ideia incrível que resolve todos os problemas, não é? Mas Sookyung não acha o mesmo. Apesar de querer visitar os restaurantes mais badalados, ela não gosta da ideia de se abrir com os seus vizinhos e criar a possibilidade de ser amiga deles. Principalmente de Jinyi, que compartilha toda a sua vida nas redes sociais, e Daeyoung, que ela acredita se tratar de um golpista.

A desconfiança que Sookyung sente do seu vizinho surge devido a uma série de crimes que estão acontecendo no seu bairro, cujas vítimas são todas mulheres. E também por Sookyung ter visto Daeyoung mentindo descaradamente em diversos momentos. Mas como ele e Jinyi são amigos e o lado gourmand de Sookyung fala mais alto, ela decide aturar os vizinhos e se juntar ao clube.

Este é o cerne de narrativa, porém o mais interessante de acompanhar é como a relação entre eles vai mudando a cada refeição compartilhada e como aqueles momentos que eles passam juntos vão solidificando a amizade entre os vizinhos.

maxresdefault

[#PraCegoVer: Sookyung e Daeyoung compartilham uma refeição enquanto bebem soju. Daeyoung sorri para a câmera enquanto Sookyung cobre o rosto com uma das mãos, parecendo rir.

Let’s Eat estreou num momento em que as mukbang estavam no auge na Coreia do Sul. Mukbang é um estilo de transmissão na qual os apresentadores comem enquanto interagem com a audiência; eles comem desde lanches, como pizzas e salgadinhos, até refeições completas.

Esse tipo de transmissão se tornou um tendência na internet e acabou conquistando espaço nas emissoras de televisão, com diversos programas de variedade dedicados a isto, e se consolidou como um formato popular até hoje. Diversos atores e grupos famosos, como BTS, EXO e TWICE fazem mukbang em plataformas online.

Segundas pesquisas, essas transmissões se tornaram um fenômeno devido ao número crescente de solteiros e pessoas morando sozinhas no país. As mukbang afastam a solidão que vem por morar sozinho pois fazem com que o espectador sinta que está compartilhando uma refeição com alguém. Em algumas mukbang, os apresentadores até esperam alguns minutos para quem está assistindo preparar algo para comer também.

maxresdefault (1)

[#PraCegoVer: Daehyun e Momo, integrantes do girlgroup TWICE, fazem uma refeição. Com o garfo ainda na boca, Daehyun olha diretamente para a câmera.]

Com Let’s Eat, a ideia é que o dorama seja um grande mukbang. O diretor da série, Park Joonhwa, disse que o foco do dorama é mostrar como relacionamentos entre estranhos podem ser construídos ao compartilhar uma refeição e que Let’s Eat revela o processo de como as relações humanas podem melhorar através da comida. Dizendo, ainda, que “para os coreanos, comer não é apenas sobre consumir comida, é sobre se conectar e compartilhar histórias”.

E são muitas as histórias compartilhadas no dorama. Conhecemos o passado de cada um dos personagens principais e também somos apresentados a coadjuvantes complexos e que acrescentam o seu próprio tempero ao enredo. Uma das minhas personagens secundárias favoritas é Oh Doyeon, advogada no escritório na qual Sookyung trabalha, e que a cada minuto tem um crush diferente. Relatable af.

E além das histórias de amizade, tem romance e, também, existe a trama de mistério relacionada aos crimes que acontecem na vizinhança da protagonista. Então não pisca ou então você vai perder as pistas que são jogadas sutilmente a cada episódio, viu?

Espero que eu tenha convencido vocês a darem uma chance para esse dorama incrível. A primeira e a segunda temporada de Let’s Eat estão disponíveis na Netflix e aposto que assim que a terceira for exibida, ela vai estar lá, também. Agora tem nem desculpa para perder um dorama desses, né?

Rebeca de Arruda
meus textos | twitter | goodreads
Social Media, formada em Jornalismo, entusiasta do k-pop e doramas. Lê livros demais, vê séries demais e uns filminhos também. Não faz amizade com quem não curte k-pop. Vive para problematizar (e amar) a cultura pop.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s