But Milk is Important é um curta de animação de aquecer o coração

but-milk-is-important-short-of-the-week

No post de hoje, trago uma indicação que pode alegrar os corações daqueles que gostam de animação, em especial, curtas. But Milk Is Important (Mas Leite é Importante) é um curta de animação stop motion de  Eirik Grønmo Bjørnsen e Anna Mantzaris.

O curta é extremamente visual e trabalhado nos detalhes, apesar de ter algumas pouquíssimas falas, é basicamente uma narrativa silenciosa, inquieta, levemente humorada e simpática que acompanha um protagonista com ansiedade social.

De aproximadamente dez minutos, conhecemos um jovem rapaz que mora sozinho em um apartamento e percebemos sua ansiedade social em todas as vezes que acaba encontrando alguém do seu prédio, seja até mesmo tentando fazer interações sociais ou evitando-as ao máximo. Até que um monstrinho peculiar, felpudo e amistoso aparece e o segue para todo lugar, inclusive ficando em sua casa, mesmo o protagonista estando visivelmente incomodado e desconfortável.

O monstrinho está lá, sempre do lado dele e não apenas o seguindo e o observando, mas também tomando atitudes como uma espécie de empurrãozinho. A história é marcada principalmente pelas emoções do protagonista, sendo perceptível tanto nas suas expressões sociais, o medo e a angústia; como na casa – o seu refúgio – e  a porta sendo fechada e aberta – a inquietude.

butmilkisimportant

Isso tudo de uma forma leve, carismática com a música de fundo, e além das expressões faciais muito bem acentuadas, o cuidado com o aspecto feito à mão na técnica de stop motion. As diferentes texturas para os objetos e móveis da casa e do prédio, o sofá com aspecto de sofá, o suéter tricotado de verdade, os inúmeros detalhes na casa do protagonista que fazem parecer tão acolhedor e realista, ao mesmo tempo que não demais a ponto de poder transparecer os diferentes materiais que foram usados para essa produção e dar essa sensação tão agradável aos olhos da riqueza em detalhes, texturas e aquela sensação quentinha de ambiente aconchegante que muitas vezes está presente em animações de stop motion. Em um mundo cada vez mais digital, o resgate de coisas feitas à mão pode ser muito revigorante e interessante, fascinante aos olhos e trazer uma espécie de sentimento de nostalgia, familiaridade e uma sensação quentinha no coração.

Apesar de tratar de um assunto sério, todo o formato da narrativa, música e principalmente, a companhia do monstrinho acabam criando uma atmosfera leve e simpática, sem apagar os sentimentos do protagonista e trazer um certo ar de conforto ao final do curta, não com o sentido “nossa ele foi curado” – não, ansiedade social é um transtorno mental e ele vai carregar isso para a vida toda, mas aprendendo a lidar com isso. E o monstrinho, mesmo que o incomodou e era irritante, era uma espécie de amigo que o acompanhava dando alguns incentivos e empurrãozinhos, ajudando-o a enfrentar seus medos, dando passinhos, mesmo que pequenos.

Caso você tenha ficado interessade em assistir ao curta, é só assistir aqui embaixo:

But Milk Is Important from Eirik gb on Vimeo.

Particularmente eu adoro animações stop motion (assim como adoro animações em 2D) e apesar de não achar totalmente completa ou perfeita, não diria que é uma representação de quem vive com ansiedade social, porque é algo muito sério, profundo e complexo para apresentar em apenas 10 minutos, mas achei interessante como um olhar para dentro disso, feito com responsabilidade e sensibilidade, principalmente nesse aspecto de narrativa visual que muitas vezes acabamos não vendo produções assim. Além de ser simpático, com um ar tanto um pouco verdadeiro como levemente otimista, é um curta de animação leve que pode aquecer muitos corações.

L.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s