#desafiopave: As Lendas de Dandara

A categoria do livro de abril era “uma biografia” e eu posso ou não ter roubado um pouquinho quando indiquei As Lendas de Dandara, afinal, esse livro não é exatamente uma biografia da guerreira, pois tem aquele toque de ficção por todo lado. Mas, bem, todo mundo concordou que esse seria um livro interessante pra ler, ainda mais pelo pouco que sabemos e estudamos sobre Dandara, então esse acabou sendo o livro escolhido para o Desafio Pavê desse mês!

Untitled-8

Já fazia um bom tempo que eu estava ansiosa para ler essa obra; a ideia de ter diversas lendas sobre Dandara, essa personagem tão esquecida da nossa história, me encantou desde a primeira vez que fiquei sabendo sobre esse livro. Quando tivemos que escolher uma biografia pra lermos no mês de abril, eu pensei “bom, pode não ser uma literatura só com fatos históricos, mas acho que podemos contar As Lendas de Dandara como uma biografia, né?”. E talvez realmente tenha sido um pouco de trapaça da minha parte, mas esse livro é onde mais temos informações reunidas sobre Dandara, então acho que mereceu e muito estar nessa categoria.

Pra quem não sabe, Dandara foi uma guerreira negra que lutou ao lado de Zumbi no quilombo dos Palmares, sempre pronta pra ajudar seus irmãos e irmãs escravizados. Claro que existe muita especulação sobre a existência ou não da heroína, assim como pouco se sabe sobre os seus feitos, mas eu, assim como a autora desse livro, escolho acreditar nessa representação de mulher negra e em como o machismo e o racismo foram bastante influentes ao minimizar a existência de Dandara durante os anos.

Jarid Arraes reúne em As Lendas de Dandara algumas histórias sobre a vida da guerreira, trabalhando com as lacunas deixada pela história e fazendo nascer disso uma boa ficção. O livro é dividido em 10 capítulos curtos e em cada um encontramos um recorte de momentos diferentes da vida da heroína, assim, vamos lendo a vida de Dandara desde seu nascimento até a sua morte.

Se eu já tava animada pela proposta do livro em si, fiquei ainda mais quando comecei a ler e me apaixonei pela narrativa da Jarid! A história tem um tom encantador, algo meio oral, mas bastante poético, e que faz você não querer largar o livro até chegar ao fim. Na verdade, eu realmente só consegui parar de ler quando terminei, e sendo um livro mais curtinho, não me levou muito tempo. Quando acabei a leitura, fiquei com o coração quentinho de ter tido a oportunidade de ler algo escrito de maneira tão bela e também por ter sentido Dandara bem perto de mim, me fazendo sentir ainda mais orgulhosa das minhas raízes.

Untitled-4.png

Claro que não tem como não comentar sobre as artes da Aline Valek (autora de As Águas-Vivas Não Sabem de Si, que também já passou aqui pelo#DesafioPave!) que estão presentes na capa e no final de cada capítulo. Com um traço belíssimo e cores muito bem utilizadas, as ilustrações de Dandara dão um toque perfeito ao livro. Sempre que tava chegando ao fim de um capítulo, eu ficava ansiosa para saber qual cena a Aline tinha escolhido representar e como a ilustração teria ficado.

Uma leitura importante para todas as pessoas, de todas as idades, As Lendas de Dandara com certeza merece seu amor e atenção. O livro físico pode ser encontrado em algumas livrarias, como a Livraria Cultura, mas também pode ser comprado na loja virtual da autora, onde você tem a opção da versão digital da obra, se preferir. Corre pra prestigiar essa livro nacional e conhecer um pouco mais sobre Dandara!

Sol
meus textos | twitter | skoob | goodreads | filmow
Escritora de histórias bregas e especialista em procrastinação. Apaixonada por cultura pop, acredita que toda história tem potencial pra ser uma boa comédia romântica e tá sempre pronta pra indicar uns chás.
Anúncios

2 comentários sobre “#desafiopave: As Lendas de Dandara

  1. Pingback: Os contos de romance da Olívia Pilar | Pavê

  2. Pingback: Sobre minhas leituras de 2017 – Solaine Chioro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s